Solidariedade em Ação

Queremos destacar o compromisso dos nossos alunos em fazer a diferença e construir uma sociedade mais justa. Neste mês, partilhamos alguns dos projetos solidários que ocorreram ao longo deste semestre:

Celebração do Dia Internacional do Voluntariado:

O Colégio do Vale recebeu cinco convidados muito especiais que apresentaram o seu testemunho, aos alunos do 2º e 3º ciclo, sobre uma ação que não nos pode ser indiferente: o voluntariado!

Recebemos o Tiago Loureiro, Professor de Tecnologias de Informação e Comunicação do Colégio do Vale, fez voluntariado numa Colónia de Férias em Leiria, durante dez anos.

Partilhou connosco alguns momentos da sua vida pessoal, revelando ter sido fundamental o apoio recebido por voluntários de um hospital, quando esteve internado durante a sua adolescência.

A Filipa Santos, enfermeira no Hospital de Curry Cabral, voluntária num centro de atividades para crianças e jovens em risco, nos Açores. Hoje em dia trabalha com idosos e demonstra o mesmo carinho, que teve pelos mais pequenos, com estas “crianças” mais velhas!

A Luci Sanches, voluntária na paróquia da Charneca da Caparica e na Refood, foi responsável pelo atendimento ao público numa coletividade perto de Tomar e participou nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em Lisboa. Confidenciou-nos ainda que está a deixar crescer o seu cabelo para o doar a uma senhora que passou por uma situação grave de saúde.

A Andreia Garcia, coordenadora e voluntária de um projeto que trata de assuntos intergeracionais, de envelhecimento ativo e de educação ao longo da vida. É também voluntariado na instituição “Colmeia Vigilante” e professora na universidade sénior de Almada – ÚNICA.

Deu a conhecer a D. Zélia, uma das suas alunas, com 82 anos, demonstrou-nos que o facto de ter uma idade mais avançada, não é impedimento de querer saber sempre mais! Partilhou o gosto pelas aulas de informática.

Decorações de Natal na Pediatria do Hospital Garcia de Orta:

Neste Natal, os alunos do Jardim de Infância e 1º Ciclo levaram a magia e o espírito festivo ao serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta.

Com muito amor e dedicação, realizaram efeitos de decoração natalícios, repletos de cores, que encantaram os pequenos pacientes.

O HGO transformou-se num lugar mágico e acolhedor.

O Natal significa a partilha de solidariedade e compaixão. As nossas crianças entenderam que podem fazer a diferença na vida de outras pessoas, mesmo com simples gestos.

Campanha Solidária de Natal:

O Natal é uma época especial, mas existem muitas crianças que não têm a oportunidade de receber presentes.

Neste sentido quisemos espalhar alegria e fazer a diferença na vida de famílias carenciadas.

Com a ajuda de toda a comunidade escolar, arrecadámos brinquedos novos e entregámos às associações Os Pandas e a Colmeia Vigilante.

A alegria que vimos nos rostos destas crianças foi indescritível. Saber que fizemos a diferença na vida de cada um e proporcionamos momentos de felicidade é algo que nos enche de orgulho.

Gostaríamos de agradecer a todos os familiares e funcionários que contribuíram para esta iniciativa. Foi incrível ver o quanto todos se empenharam em tornar o Natal destas crianças mais feliz.

Associação Rumo ao Futuro:

Os alunos do 5º C conheceram as instalações da Associação Almadense Rumo ao Futuro e interagiram com os seus membros. Além disso, tiveram a oportunidade de cantar as tradicionais “Janeiras”, animando o ambiente e trazendo alegria a todos os presentes.

A Associação Almadense Rumo ao Futuro foi fundada em 1990 por um grupo de pessoas (pessoas com deficiências, pais e familiares) dispostas a dar o seu contributo a favor das Pessoas com Deficiência.

Através da música e do convívio, foi possível estreitar laços e promover a inclusão, deixando uma marca positiva na vida de todos os envolvidos.

Esperamos que estas ações inspirem mais pessoas a ajudarem aqueles que mais precisam. Juntos, podemos fazer a diferença e tornar o mundo um lugar melhor para todos.