CRECHE

DOS 0 AOS 2 ANOS

 
 

Coordenadora Pedagógica da Creche e Jardim de Infância

CRECHE

DOS 0 AOS 2 ANOS

MATRIZ
PEDAGÓGICA

ÁREAS DE
DESENVOLVIMENTO

O Currículo em Creche é desenvolvido e organizado pelo Educador, tendo em conta o grupo de crianças, o ambiente educativo e as intencionalidades que visam promover um conjunto de atividades e projetos, promotores de aprendizagens significativas. Inspirado nos princípios do modelo pedagógico da Escola Moderna (MEM), definem-se orientações e prioridades educativas, respeitando a individualidade de cada criança e priorizando as suas necessidades básicas. 

-Físico Motora

-Aprendizagem e Cognição

-Pessoal e Social

-Higiene, Saúde e Segurança — dos 18 aos 36 meses

MOMENTOS DA ROTINA DIÁRIA

-Acolhimento Individual

-Acolhimento em Grupo

-Tempo de Atividades Estruturadas

-Tempo de Atividades Espontâneas

-Higiene

-Almoço

-Repouso

-Lanche

-Regresso à Família

A AGENDA

A agenda é um instrumento de organização semanal, dedicado a atividades de descoberta ativa, atividades estruturadas e ainda aos momentos de animação cultural e de interação entre salas.​

Existem atividades agendadas e estruturadas

(flexíveis e adaptadas todas as semanas):

-Expressão Musical e Corporal

-Expressão e Comunicação

-Expressão Plástica

-Atividades Culturais

-Atividades Espontâneas de Descoberta Ativa*

 

JARDIM DE INFÂNCIA

*Acontecem diariamente sem hora definida.

MATRIZ
PEDAGÓGICA

A equipa educativa assume um papel preponderante na construção do Currículo em Educação Pré-escolar, tendo em vista a promoção de uma abordagem transversal, articulada e contextualizada pelas diferentes áreas de Conteúdo, previstas nas Orientações Curriculares. Na gestão do currículo, inspiramo-nos nos princípios do modelo pedagógico da Escola Moderna (MEM), garantindo a participação ativa da criança, dando sentido às suas conquistas e aprendizagens. 

IMG_5907_edited.jpg

1ºCICLO DO ENSINO BÁSICO

 

MATRIZ
PEDAGÓGICA

A matriz curricular de 1º CEB obedece aos princípios de um modelo pedagógico ativo, centrado nos alunos e no saber, onde a aquisição de conhecimentos, ergue-se a partir de múltiplas possibilidades e interesses. 

A organização curricular, proporciona ainda o desenvolvimento de um conjunto de outras competências, valores e práticas que estão incluídas na cultura do nosso Colégio. 

 
_DSC9828.jpg

2ºCICLO DO ENSINO BÁSICO

MATRIZ
PEDAGÓGICA

A matriz curricular do 2º ciclo proporciona uma oferta diversificada e diferenciadora, incluindo diversas ofertas de complemento curricular com vista a enfatizar áreas curriculares de relevância para a formação dos alunos e de enriquecimento pessoal e social, bem como facilitar o seu processo de transição e adaptação a este ciclo.  

_DSC9817_edited.jpg

3ºCICLO DO ENSINO BÁSICO

 

MATRIZ
PEDAGÓGICA

Visando a formação integral do aluno em todas as suas dimensões e potencialidades, a oferta curricular do 3º ciclo, à semelhança do 2º ciclo, proporciona ofertas de complemento curricular às restantes áreas curriculares e inclui também atividades no âmbito da Orientação Escolar e Vocacional de forma a apoiar os alunos no processo de transição para o ensino secundário.  

_DSC9817_edited.jpg

DUAL DIPLOMA

 

O Colégio do Vale está reconhecido e autorizado pela “Academica International Studies”, a maior organização educativa dos EUA, a promover o Dual Diploma® 

O Dual Diploma® oferece aos alunos a partir do 8º ano, a possibilidade de dupla certificação de 3º ciclo e Ensino Secundário Português e American High School.  

Os alunos do 8º, 9º, 10º e 11º anos poderão estar matriculados no Ensino Português (em regime presencial) e simultaneamente num High School nos EUA (em ensino à distância), através da sua inscrição no Colégio do Vale.  

Todos os alunos a partir do 10º ano, após saírem do Colégio do Vale, permanecem aqui matriculados para o Dual Diploma®. 

São muitos os valores e as vantagens que oferece o Programa Diploma DUAL aos alunos, ressaltando três objetivos principais:

 

* Imersão Linguística: O programa realiza-se inteiramente em Inglês e oferece um contato constante e direto com os Estados Unidos 

* Imersão Tecnológica: 100% Online, permite aos alunos trabalharem e desenvolverem-se num ambiente totalmente digital 

* Imersão Pessoal: Favorece um grande nível de autonomia, responsabilidade e maturidade no trabalho 

 
Ténis Competição.jpg

EXTRACURRICULARES E ESCOLAS

Acreditamos que os alunos que praticam uma ou duas atividades extracurriculares conseguem obter melhores resultados e consequentemente, maior SUCESSO ESCOLAR.​

Neste sentido, o Colégio do Vale oferece uma vasta variedade de atividades extracurriculares/escolas, de carácter facultativo, a funcionarem após o tempo de atividades letivas e abertas a toda a comunidade, cujas listas, preços e horários se encontram abaixo definidos.