
Coordenadora Pedagógica da Creche e Jardim de Infância

CRECHE
DOS 0 AOS 2 ANOS
MATRIZ
PEDAGÓGICA
ÁREAS DE
DESENVOLVIMENTO
O Currículo em Creche é desenvolvido e organizado pelo Educador, tendo em conta o grupo de crianças, o ambiente educativo e as intencionalidades que visam promover um conjunto de atividades e projetos, promotores de aprendizagens significativas. Inspirado nos princípios do modelo pedagógico da Escola Moderna (MEM), definem-se orientações e prioridades educativas, respeitando a individualidade de cada criança e priorizando as suas necessidades básicas.
-Físico Motora
-Aprendizagem e Cognição
-Pessoal e Social
-Higiene, Saúde e Segurança — dos 18 aos 36 meses
MOMENTOS DA ROTINA DIÁRIA
-Acolhimento Individual
-Acolhimento em Grupo
-Tempo de Atividades Estruturadas
-Tempo de Atividades Espontâneas
-Higiene
-Almoço
-Repouso
-Lanche
-Regresso à Família
A AGENDA
A agenda é um instrumento de organização semanal, dedicado a atividades de descoberta ativa, atividades estruturadas e ainda aos momentos de animação cultural e de interação entre salas.
Existem atividades agendadas e estruturadas
(flexíveis e adaptadas todas as semanas):
-Expressão Musical e Corporal
-Expressão e Comunicação
-Expressão Plástica
-Atividades Culturais
-Atividades Espontâneas de Descoberta Ativa*

JARDIM DE INFÂNCIA
*Acontecem diariamente sem hora definida.
MATRIZ
PEDAGÓGICA
A equipa educativa assume um papel preponderante na construção do Currículo em Educação Pré-escolar, tendo em vista a promoção de uma abordagem transversal, articulada e contextualizada pelas diferentes áreas de Conteúdo, previstas nas Orientações Curriculares. Na gestão do currículo, inspiramo-nos nos princípios do modelo pedagógico da Escola Moderna (MEM), garantindo a participação ativa da criança, dando sentido às suas conquistas e aprendizagens.


1ºCICLO DO ENSINO BÁSICO

MATRIZ
PEDAGÓGICA
A matriz curricular de 1º CEB obedece aos princípios de um modelo pedagógico ativo, centrado nos alunos e no saber, onde a aquisição de conhecimentos, ergue-se a partir de múltiplas possibilidades e interesses.
A organização curricular, proporciona ainda o desenvolvimento de um conjunto de outras competências, valores e práticas que estão incluídas na cultura do nosso Colégio.

2ºCICLO DO ENSINO BÁSICO

MATRIZ
PEDAGÓGICA
A matriz curricular do 2º ciclo proporciona uma oferta diversificada e diferenciadora, incluindo diversas ofertas de complemento curricular com vista a enfatizar áreas curriculares de relevância para a formação dos alunos e de enriquecimento pessoal e social, bem como facilitar o seu processo de transição e adaptação a este ciclo.

3ºCICLO DO ENSINO BÁSICO
MATRIZ
PEDAGÓGICA
Visando a formação integral do aluno em todas as suas dimensões e potencialidades, a oferta curricular do 3º ciclo, à semelhança do 2º ciclo, proporciona ofertas de complemento curricular às restantes áreas curriculares e inclui também atividades no âmbito da Orientação Escolar e Vocacional de forma a apoiar os alunos no processo de transição para o ensino secundário.


DUAL DIPLOMA

O Colégio do Vale está reconhecido e autorizado pela “Academica International Studies”, a maior organização educativa dos EUA, a promover o Dual Diploma®
O Dual Diploma® oferece aos alunos a partir do 8º ano, a possibilidade de dupla certificação de 3º ciclo e Ensino Secundário Português e American High School.
Os alunos do 8º, 9º, 10º e 11º anos poderão estar matriculados no Ensino Português (em regime presencial) e simultaneamente num High School nos EUA (em ensino à distância), através da sua inscrição no Colégio do Vale.
Todos os alunos a partir do 10º ano, após saírem do Colégio do Vale, permanecem aqui matriculados para o Dual Diploma®.
São muitos os valores e as vantagens que oferece o Programa Diploma DUAL aos alunos, ressaltando três objetivos principais:
* Imersão Linguística: O programa realiza-se inteiramente em Inglês e oferece um contato constante e direto com os Estados Unidos
* Imersão Tecnológica: 100% Online, permite aos alunos trabalharem e desenvolverem-se num ambiente totalmente digital
* Imersão Pessoal: Favorece um grande nível de autonomia, responsabilidade e maturidade no trabalho
Acreditamos que os alunos que praticam uma ou duas atividades extracurriculares conseguem obter melhores resultados e consequentemente, maior SUCESSO ESCOLAR.
Neste sentido, o Colégio do Vale oferece uma vasta variedade de atividades extracurriculares/escolas, de carácter facultativo, a funcionarem após o tempo de atividades letivas e abertas a toda a comunidade, cujas listas, preços e horários se encontram abaixo definidos.