top of page
Sobre o Colégio
_DSC9413.jpg

SOBRE NÓS

FUNDADORES

Muito nos honra e orgulha que, desde 1992, mais de 3.000 crianças e jovens tenham sido formados no Colégio do Vale.  

Neste percurso de três décadas, inovámos, crescemos e desafiámo-nos constantemente, num processo de melhoria contínua focado no desenvolvimento e no ensino destas crianças e jovens, e também assente na aprendizagem proporcionada por todas elas, e pelas suas famílias.  

Estamos certos de que a vivência na “Família Colégio do Vale” servirá e será recordada para a toda a vida, e a quem dela faz parte, faremos sempre votos de muita felicidade e sucesso. 

Eduardo e Teresa Ventura

Fundadores 2.jpg
Sem nome.png
1.jpg

MENSAGEM DA DIRETORA GERAL

O Colégio do Vale é um projeto familiar, já na 2ª geração, que nasceu em 1992, com o lema “Um Colégio de RAÍZ diferente”.  

Para nós a Educação de crianças e jovens deve ter sempre por base não apenas a vertente educativa, mas também as vertentes social e humana, pelo que promovemos uma educação para a diferença, uma educação para a mudança e uma educação globalizante, tendo sempre presente o objetivo de proporcionar a todos as mesmas oportunidades para serem diferentes.  

O papel que uma instituição de ensino tem na construção de sociedades mais sustentáveis é fundamental. A forma como contribuímos para a construção e formação das crianças e jovens que serão os protagonistas do amanhã é determinante pelo que acreditamos que uma cultura de Bem-Estar e Felicidade será a base de raízes mais sólidas.

“A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. (Nelson Mandela)  

Conscientes da importância da “fidelização emocional” das crianças, jovens e adultos, no Colégio vive-se um ambiente muito familiar em que promovemos a construção de relações humanas fortes entre todos os agentes educativos, pilares fundamentais do nosso sucesso: alunos, equipa, família e comunidade.  

Os nossos serviços primam pelo Rigor, Transparência, Empenho, Dedicação e Afeto com que cada um de nós se entrega no dia-a-dia. 

Contamos convosco. Obrigado por contarem connosco. 

Magda Gonçalves

VISÃO

O Colégio do Vale é uma escola de excelência que transforma desafios em oportunidades e aprendizagens em competências para o século XXI e, como tal, quer ser reconhecida como uma das melhores escolas do País e a primeira escolha dos Pais e Encarregados de Educação do Distrito de Setúbal.

MISSÃO

O Colégio do Vale prossegue, desde sempre, um ideal que procura compatibilizar com a vida em sociedade e, por isso promove uma educação para a diferença, uma educação para a mudança e uma educação globalizante. As práticas educativas do Colégio do Vale pretendem ser sempre abrangentes, diversificadas e integradoras e procuram ser resultantes das interações entre todos os intervenientes, dentro de cada valência e também entre diferentes valências.  

A razão de ser do Colégio do Vale é promover o pleno desenvolvimento do Aluno ao longo dos diversos estádios da sua vida pelo que, assume como missão proporcionar às crianças e jovens a oportunidade de experimentarem e descobrirem caminhos com segurança e autonomia, de modo a formar alunos competentes, responsáveis, motivados, autónomos, sinérgicos, pró-ativos, solidários e acima de tudo felizes! 

VALORES

Todos as crianças, jovens e adultos que fazem partes da comunidade Colégio do Vale são encorajados a desenvolver e a pôr em prática os valores/pontos de cultura que se consideram fundamentais e que são o ADN do Colégio do Vale. 

Estes são: Compromisso; Responsabilidade; Segurança; Integridade; Excelência e Inovação; Comunicação; Sucesso; Educação; Trabalho de Equipa; Equilíbrio; Diversão; Autonomia e Liberdade; Consistência; e Gratidão.  

_MG_3507.jpg

PROJETO EDUCATIVO  

projeto educativo

PRINCÍPIOS ORIENTADORES

Desde a sua criação, em 21 de setembro de 1992, o Colégio do Vale tem funcionado como Escola Integrada onde se encontram Crianças e Alunos desde a Creche até ao 9.º Ano do Ensino Básico. 

Enquanto Escola que se define como organização social onde todos se relacionam e possuem a responsabilidade de exercer um papel ativo, todas as ações realizadas pelo Colégio do Vale assentam nos seguintes princípios orientadores: 

- O Aluno como sujeito construtor de conhecimento 

- Autonomia e flexibilidade curricular 

- Experiências de aprendizagem diversificadas 

- Educação para a cidadania 

- Igualdade de oportunidades educacionais 

- Educação Inclusiva  

- Participação ativa das famílias 

- Participação responsável de todos 

O nosso Projeto Educativo deve ser uma resposta eficaz na construção de uma consciência coletiva mais orientada para o mundo, para o outro e para a preservação do património histórico, cultural e ambiental.  

O Colégio do Vale, através do seu Projeto Educativo, expressa-se enquanto organização social que constrói um saber que se quer individual, mas também coletivo e que, através das interações da sua estrutura interna, mas também transpondo fronteiras, proporciona experiências de aprendizagem significativas de forma a educar cidadãos intelectual e moralmente preparados, capazes de atuar num mundo competitivo, mas também cooperativos, tolerantes e solidários. 

PERFIL DO ALUNO

Os curricula englobam o conjunto de aprendizagens essenciais e estruturantes a desenvolver pelos ALUNOS, tendo como referência as Orientações Curriculares, os princípios essenciais do MEM – Movimento da Escola Moderna, na Creche e Jardim de Infância, o Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória, as Orientações da Segurança Social e os Programas do Ministério da Educação, as Matrizes Pedagógicas e Curriculares, as Competências a desenvolver no século XXI e as especificidades locais e próprias do Colégio do Vale, visando adequá-las ao seu contexto de Escola pensada e assumida como uma organização com identidade própria, com autonomia pedagógica e com poder de decisão. 

O Colégio do Vale aposta na projeção futura dos seus Estudantes pretendendo que, ao terminarem o Ensino Básico tenham desenvolvido as Áreas de Competência, designadas abaixo, que agregam competências entendidas como combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes que permitem uma efetiva ação humana em contextos diversificados: 

- Linguagem e textos 

- Informação e Comunicação 

- Raciocínio e Resolução de Problemas 

- Pensamento crítico e pensamento criativo 

- Relacionamento interpessoal 

- Desenvolvimento Pessoal e Autonomia  

- Bem-estar, Saúde e Ambiente  

-  Sensibilidade Estética e Artística 

- Saber Científico, Técnico e Tecnológico  

- Consciência e Domínio do Corpo 

O PAPEL DA COMUNIDADE EDUCATIVA

Pretendemos uma Comunidade Educativa geradora de cidadãos conscientes, responsáveis, solidários, participativos, críticos, cultos e saudáveis e colaborantes com os vários intervenientes no processo educativo, que seja responsável e consciente e que colabore na mobilização de esforços para que cada um tenha um espaço humano e/ou profissional compatível com as funções que desempenha.  

A Comunidade Educativa tem como intervenientes diretos no processo educativo, os Alunos, os Pais e/ou Encarregados de Educação, os Docentes e o Pessoal não Docente do Colégio do Vale e importa que todos conheçam e sejam participantes na construção diária do nosso projeto, de acordo com as inerentes responsabilidades e competências de cada um. 

 

A versão integral do Projeto Educativo está disponível para os Encarregados de Educação, na plataforma Inovar consulta. 

CÓDIGO DE HONRA DO ALUNO

_B8A8289.jpg

 Ouço quem me rodeia: aprendo com os outros, sou educado. 

A nosa equipa
_B8A8355.jpg

A NOSSA EQUIPA

JUNTE-SE À NOSSA EQUIPA

novidades
DJI_0191_edited.jpg

INSTALAÇÕES

instalaçoes
Protocolos e parcerias
_DSC9372.jpg

PROTOCOLOS PEDAGÓGICOS 

O Colégio considera essencial que se mantenha uma comunicação regular com a Comunidade e com o mundo exterior, pelo que tem vindo  a estabelecer, desde sempre, protocolos de carácter pedagógico/formativo.  

Nesse sentido o Colégio está reconhecido pelas seguintes Instituições de Ensino como:  

 Centro de Estágios das seguintes Escolas Superiores e Universidades

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Centro de Estágios das seguintes Escolas Secundárias e Centros de Formação Profissional 

 

 

bottom of page