Sabia que… A alimentação pode influenciar o desempenho escolar de crianças e adolescentes?

Existem estudos publicados que que provam isso mesmo. A aprendizagem, o desenvolvimento intelectual, os rendimentos escolares estão ligados também á alimentação.

Os Nutrientes funcionam como coadjuvantes dos processos metabólicos do organismo, dai a qualidade nutricional dos alimentos ingeridos ser tão importante na idade escolar. Será de evitar ou reduzir o consumo de alimentos muito processados, com níveis elevados de açúcar, sal, gorduras saturadas e aditivos químicos uma vez que estes têm um efeito negativo no desempenho cerebral.

Deve ser promovido o consumo de cereais integrais que contém fibras que ajudam no desempenho cognitivo. As carências destes alimentos ricos em hidratos de carbono podem provocar falta de energia, fadiga e défice de atenção na criança.

Também as Proteínas são construtoras das redes neurais, produzem as sinapses que auxiliam na comunicação entre neurónios. Nem todas são produzidas pelo organismo pelo que têm que ser consumidas na alimentação. Estão presentes na carne, peixe, ovos, leguminosas e nos lacticínios.

Os Ómega 6 são também muito importantes para a concentração, são gorduras saudáveis presentes no azeite, frutos secos e algumas sementes.

A deficiência em ómega 3 influencia na falta de motivação e provoca problemas na aprendizagem bem como deficiências na visão. Estão presentes em Peixes gordos, verduras de cor escura, algumas sementes e frutos secos.

As Vitaminas do complexo B são associadas à produção de neurotransmissores responsáveis pela atenção, melhoram a memória e mantêm a criança mais calma, diminuindo a excitação, estas estão presentes em alimentos de origem animal, leguminosas, sementes e frutos secos.

A importância da educação alimentar na idade escolar é cada vez maior. Fazer as refeições a horas, não saltar refeições, variar alimentos, fazer escolhas saudáveis e reduzir alimentos industrializados são a prioridade para obter um bom rendimento escolar tanto intelectual como físico.