top of page

Mais Olhos que Barriga

Atualizado: 28 de mar. de 2023

Sabia que...

A introdução de alimentos sólidos tem importância no desenvolvimento da criança?


Quando uma criança nasce a sua alimentação é o leite materno até aos seis meses de idade, mas a partir dai o organismo do bebé está pronto a receber novos alimentos.


No inicio vão ser os purés e as papas, a fruta amassada, de seguida os alimentos picados, ralados e desfiados, depois os pedaços grandes para que a criança possa pegar com as mãos e levar á boca desenvolvendo também as suas capacidades motoras, e por ultimo chega a vez da comida dos crescidos, quando já se pode deliciar com a comida de toda a família.


A variedade de cores e sabores é fundamental, mesmo se o bebé ainda não tiver dentes já consegue amassar o alimento com as gengivas e o atrito favorece o resto do processo. O alimento pode não ser engolido, mas os sucos produzidos favorecem a absorção de importantes nutrientes.


O adequado desenvolvimento dos ossos e músculos da cabeça e da face, o favorecimento da respiração e a formação dos dentes está relacionada com a estimulação da mastigação, por esse motivo é de extrema importância não focar a alimentação da criança em papas e purés promovendo os alimentos sólidos.



57 visualizações0 comentário
bottom of page