A educação das crianças é uma tarefa nobre, mas que necessita de persistência, trabalho, coerência e amor.
É sem dúvida um desafio, não só por ser influenciada por fatores internos, como também por fatores externos da sociedade atual.
Por esta razão, é indispensável proporcionar momentos de reflexão com os mais novos para que aprendam a ser responsáveis, que tenham atenção a comportamentos de excesso de consumo e que encarem os bens materiais como algo útil e não como uma finalidade em si.
O Projeto Educação Social e Financeira, projeto de Enriquecimento Curricular desenvolvido no pré-escolar, nasceu por acreditarmos na importância deste trabalho com crianças tão pequenas.
De uma forma lúdica, o Polvo Poupadinho (uma mascote criada) tem estimulado a curiosidade das nossas crianças para que descubram, conheçam e desenvolvam uma maior consciencialização ao nível do uso eficiente dos recursos naturais e da importância da poupança de recursos.
É certo que, cada vez mais cedo e de uma forma progressiva, as crianças começam a constituir-se como consumidores, e concretamente como consumidores de produtos e serviços financeiros, considerou-se enriquecedor dar continuidade a este projeto criando uma Horta Pedagógica em que as crianças irão semear/plantar, cuidar, colher e vender os produtos. Parte das verbas obtidas serão para investir em mais sementes/produtos e assim dar os primeiros passos para o Empreendedorismo. A outra parte do dinheiro ganho tem como objetivo a Poupança para que mais tarde possam adquirir um bem à escolha dos grupos.
Comentários