top of page

Sabia que...


Beber água à refeição ajuda a diluir os alimentos e facilita a digestão ao contrário do que muita gente pensa?


Um copo de água à refeição contribui para maximizar o aporte hídrico diário e aumenta a saciedade por proporcionar o aumento do volume gástrico, diminuindo a ingestão de alimentos de forma exagerada.


A explicação para o desaconselhamento seria se fosse consumida em grande quantidade e em refeições muito ricas em

gordura, pois dificultaria as enzimas digestivas de alcançarem os alimentos dificultando assim a digestão.


Todavia existem já ensaios que explicam que o organismo se ajusta à quantidade de água ingerida produzindo mais ácido, caso seja necessário.


Consumir água à refeição, também não aumenta a ingestão calórica pois não possui qualquer ingrediente energético, ao contrário da maior parte das bebidas.


A água é de extrema importância para facilitar a eliminação de toxinas através da urina, facilita a digestão pois ajuda na produção de secreções digestivas contribuindo para a distribuição dos nutrientes e é necessária para a reparação e construção tecidular.


A água à refeição só é desaconselhada em casos de pacientes que sofrem de refluxo gastroesofágico, aos quais não é aconselhado a ingestão de qualquer líquido à refeição correndo o risco de aumento da pressão gástrica que como consequência gera o refluxo. Em suma, a água deve ser ingerida em maior quantidade ao longo do dia, cerca de 1,5 litros por dia, mas não é desaconselhada durante a refeição.

Deve ingerir-se água mesmo sem sede pois a hidratação do organismo é fundamental.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page