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Português, p’ra que te quero?!


Português como Língua Não Materna: a importância da língua portuguesa como elemento de inclusão.


O ensino da língua portuguesa como fator de inclusão pretende demonstrar a importância da aprendizagem da língua não materna como elemento propulsor da inserção social de quem é estrangeiro e procura integrar-se – social e pessoalmente – num país diferente daquele de que é originário. A concretização dessa aprendizagem deve ter como ponto crucial a adaptação a novos contextos culturais e sociais, assim como a receção e incorporação dos alunos como elemento fundamental para o sucesso pedagógico social de inclusão. Uma real integração é a que faz sentir que o sucesso se dá com o contato, a troca e a partilha das diferenças.


A existência de uma evidente diversidade sociolinguística na escola portuguesa justifica a necessidade de fazer uma avaliação diagnóstica dos alunos que não têm português como língua materna, para que se detecte qual o domínio que possuem dessa língua. Só assim será possível identificar as dificuldades de cada um, situar o nível em que se encontra e, consequentemente, adequar o ensino do português às suas necessidades, contribuindo também para a sua integração escolar. A avaliação diagnóstica deverá incluir a identificação do perfil sociolinguístico do aluno – qual a sua língua materna, que outra(s) língua(s) domina oralmente, quais fala diariamente, em qual/quais sabe escrever e se o faz com regularidade, em qual/quais foi escolarizado… Este conhecimento será fundamental para a posterior adequada implementação de estratégias de ensino e aprendizagem.


O Português Língua Não Materna (PLNM), como componente do currículo escolar de alunos cuja língua materna não é o português, tem dimensão interdisciplinar e transdisciplinar, sendo essencial para a integração social e escolar destes alunos. Assim, contribui para a inclusão e a diversidade multicultural que é a escola, espelho vivo da sociedade.


Enquadrados formal e informalmente, em produções e interações orais e escritas, estes alunos vivem e partilham jogos, brincadeiras, conhecimentos no pátio do Colégio do Vale, no campo de jogos, no refeitório, na sala de aula, utilizando a sua “nova língua" e contribuindo para uma cada vez maior aproximação do “eu” ao “nós”.

Neste Colégio, os recursos concebidos no âmbito da disciplina de PLNM destinam-se ao universo variado de alunos com culturas e línguas diversas e vão contribuir para o desenvolvimento e utilização da língua portuguesa como elemento de integração e inclusão.



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