• Uma escola de referência no país

Ficha de Inscrição

Preencha online a Ficha de Pré-Inscrição

Ementas

Conheça aqui as ementas deste mês

Testemunhos

Lorem ipsum dolor sit amet, dolore magna aliqua.

Fique a conhecer outras notícias

A decisão de inscrever os nossos Filhos no Colégio do Vale surgiu na sequência da necessidade, por motivos profissionais, de encontrar uma escola adequada na zona de Almada. Morando em Lisboa desconhecíamos na altura a oferta privada na Margem Sul, pelo que visitámos várias Instituições e procurámos fazer a escolha mais informada possível. A escolha recaiu no Colégio do Vale e a nossa Filha mais nova foi inscrita no Jardim de Infância e o mais velho no 1.º Ano do 1.º Ciclo. Oito anos depois podemos dizer que a escolha foi acertada. Como Professores sabemos que não existem escolas perfeitas, mas algumas das características do Colégio do Vale colocam-no numa posição invejável. O que primeiro nos impressionou foi a construção de raiz como Escola, com um conjunto muito apreciável de infraestruturas que permitem o desenvolvimento físico e intelectual integrado. Mas uma Escola não deve ser só infraestrutura. Ao longo dos anos letivos evidenciaram-se uma equipa fantástica no Jardim de Infância, um grupo muito forte de Matemática nos 2.º e 3.º Ciclos, bons Professores de Língua Portuguesa, Professores entusiastas e competentes de Educação Visual, Natação e, mais recentemente, Ciências Naturais/Físico-Química. Uma característica muito interessante é o reconhecer da importância do estudo independente e o encorajamento desta atitude nos diferentes níveis de ensino. Em relação à atenção aos Pais e Encarregados de Educação, temos a dizer que quando necessitámos de falar com os diferentes níveis de gestão (Professores Titulares, Diretores de Turma, Coordenadores de Ciclo e/ou Direção da Escola) fomos sempre atendidos e ouvidos. Nunca ignorados. Isso tem sido muito importante na relação com a Escola. O Pessoal não Docente, desde as Auxiliares até ao Gabinete de Psicologia e Administrativos, passando pelo Refeitório, é atencioso e pronto a ajudar. Completa um conjunto de profissionais que, de modo impressionante, conhece todos os Alunos pelo seu nome e trajeto na Escola. Esta é definitivamente uma Escola onde todos nos conhecem e as Crianças não são um mero número. Talvez por isso os Alunos gostem da Escola. Uma Escola de dimensão controlada e que transmite carinho, facilitando a aprendizagem. Não menos importante é a comida cuja qualidade é das melhores que conhecemos e em relação à qual o Colégio foi sempre atento mesmo quando por indicações médicas foi necessário estabelecer para um dos nossos Filhos um programa alimentar específico. Finalmente, não queríamos terminar este testemunho sem deixar a nossa opinião sobre o facto de o Colégio se ter especializado no período que cobre o Jardim de Infância até o 9.º ano do 3.º Ciclo. Parece-nos uma decisão sábia pois em muitos outros casos pretende-se ir mais longe mas com pouca sustentabilidade o que prejudica os Alunos. Muitas vezes, erradamente, tenta-se auxiliar os Alunos na progressão sem estudo independente e sem visão de futuro. Como Professores Universitários sabemos que esse erro paga-se caro ao nível do Ensino Superior quando os Alunos não conseguem atingir rendimentos satisfatórios.

Pais do P.T. e da M.T.

Sabia que o Colégio do Vale tem uma abordagem inovadora do movimento MEM em Creche?