O Colégio do Vale nasceu no ano letivo de 1992-1993 e tem por finalidade a concretização de um Projeto Educativo que é a expressão da vontade da Comunidade Educativa, em particular dos Pais e dos seus Profissionais de Ensino.

Este Projeto Educativo, na sua formulação atual, aponta para que os seus Alunos façam aprendizagens que os tornem autónomos, criativos, pessoas intelectual e moralmente sérias, capazes de atuar num mundo competitivo, mas onde esteja presente a cooperação e a solidariedade, para que obtenham um domínio claro dos saberes e das técnicas que lhes assegurem uma base sólida para as etapas seguintes da vida.

O Projeto Educativo do Colégio do Vale é complementado por um Plano Anual de Atividades envolvendo todas as suas áreas funcionais e tendo em consideração a avaliação do ano escolar transacto.

O Projeto Educativo global do Colégio é sustentado pelos Projetos especiais de cada nível de ensino - Creche, Jardim de Infância, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico -, que são atualizados anualmente.

Valorizamos e promovemos:

• Um espaço e equipamento educativo especialmente concebidos, onde são promovidas atividades diversificadas, lecionando um ensino exigente, voltado para o sucesso escolar;

• O desafio de fazermos o que é melhor para o nosso Alu¬no, pois este é o destinatário principal e central do que o Colégio do Vale plasma no seu Projeto Educativo, ou seja, o centro de tudo;

• A autonomia da Criança/Adolescente e a sua socialização como processo de crescimento, desenvolvimento e preparação para viver num mundo complexo e em mutação constante, propiciando o desenvolvimento da sua personalidade assente em valores morais, estéticos, espirituais e cívicos;

• A aprendizagem de outros saberes e técnicas, hoje indispensáveis, como sejam o contacto com outras culturas, o domínio da Informática, o domínio de outras Línguas, designadamente a Inglesa, que privilegiamos como Atividade de Enriquecimento Curricular, obrigatória, a partir dos 3 anos e, a Espanhola, introduzida no 5.º Ano do Ensino Básico, também como Atividade de Enriquecimento Curricular, obrigatória, para além da opção de escolha entre as Línguas Francesa ou Espanhola, no 3.º Ciclo do Ensino Básico;

• A participação dos Pais e da restante Comunidade na vida do Colégio, numa atitude dinâmica e interativa, de modo a garantir uma sólida educação, privilegiando os valores socioculturais;

• A cooperação e o intercâmbio socioeducativo com outras Instituições, a nível nacional e internacional, para formarmos cidadãos abertos para o Mundo;

• O desenvolvimento dos Alunos segundo as suas aptidões e recursos pessoais, num ambiente alegre, criativo e responsável, que lhes permita tornarem-se pessoas autónomas e criadoras; e

• Um adequado equilíbrio físico e psíquico da Criança/Adolescente, através da prática diversificada de atividades de carácter lúdico, cultural e desportivo, em ambiente saudável e ecologicamente equilibrado.

São objetivos do Projeto Educativo do Colégio do Vale que cada Aluno consiga:

• Aprender a relacionar, a refletir, a pensar e a expor;

• Adquirir competências em todos os níveis do saber - o saber ser, o saber estar e o saber fazer -, aplicando essas competências tanto para o seu crescimento pessoal como também para o daqueles que o rodeiam, numa vivência da aprendizagem que se pretende coletiva e comunitária;

• Aplicar os conhecimentos adquiridos nas diferentes áreas do saber visando, não só a prossecução dos seus estudos, mas também uma melhor compreensão do mundo que o rodeia;

• Possuir um conhecimento abrangente ao nível dos diferentes domínios do saber (científico, humanista, linguístico, artístico e físico-motor) de forma a possuir uma perceção integradora e multidisciplinar dos mesmos;

• Compreender e utilizar corretamente os meios ao seu dispor no âmbito das novas tecnologias;

• Obter fluência escrita e oral confiante, precisa e compreensível na sua Língua Materna, fluência gradual, escrita e oral, não só em Inglês, enquanto conhecimento que lhe proporciona uma melhor integração no mundo atual, mas também numa das duas Línguas Estrangeiras ministradas no Colégio: o Espanhol ou o Francês;

• Adquirir confiança nas suas capacidades e na sua aprendizagem, procurando sempre ser autónomo, responsável e criativo em todas as práticas proporcionadas por cada contexto educativo;

• Ter espírito crítico construtivo e mostrar iniciativa/envolvimento, participando (individual ou coletivamente) na vida da Turma, da Escola e da Comunidade com base numa cultura de colaboração e de partilha de princípios, de objetivos e de responsabilidades;

• Desenvolver princípios e valores solidários envolvendo-se em iniciativas e ações neste âmbito;

• Valorizar o ambiente escolar (espaços, equipamentos e outros) respeitando as normas de conduta instituídas, cultivando a necessidade permanente de explorar atividades culturais, gimnodesportivas e ao ar livre e contribuindo para uma vivência do espaço escolar de forma saudável e sustentável; e

• Adotar uma boa postura ética e cívica.

Para tal, o Colégio dispõe de:

• Uma Direção Pedagógica e de um corpo docente qualificados e exigentes, constituído por Educadores de Infância e por Professores dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e por Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular, como sejam o Inglês, a Informática, a Educação Física, a Expressão Artística, a Educação Musical, o Ténis e a Natação (em Piscina própria), entre outras constantes nas Matrizes Curriculares;

• Colaboração efetiva do Gabinete de Psicopedagogia que realiza o acompanhamento psicopedagógico de todas as Crianças e Adolescentes que o necessitem; e

• Equipamento didático apropriado.

A integração é desenvolvida:

• A nível individual;

• A nível de Turma;

• A nível de projetos e/ou de estudos interdisciplinares;

• A nível de centros de interesse estruturados em termos de complemento curricular e extracurricular, nomeadamente Tecnologias de Informação e Comunicação, Sistemas de Informação e Multimédia, Escola de Ténis, Escola de Natação, Escola de Línguas – Inglês [em parceria com a United School/ Universidade de Cambridge, com o fim de preparar os Alunos para a realização dos exames de Cambridge ESOL (English for Speakers of Other Languages)], Espanhol (em parceria com o Instituto Cervantes, sendo o Colégio do Vale reconhecido como Centro de Exames do mesmo), Português para Estrangeiros e Francês; e

• A nível de uma gestão moderna que comporta a partilha de responsabilidades e de poderes de decisão entre a Direção Pedagógica e os Departamentos de Orientação Educativa, constituídos em torno de áreas multidisciplinares e integrando transversalmente todos os níveis de ensino.

Destas áreas destacam-se os seguintes Departamentos:

• De Línguas e Ciências Humanas e Sociais;

• De Ciências Exatas e da Natureza;

• De Artes e Expressões; e

• De Educação Física e Desporto.

Mais informação em Projeto Educativo, na Área Reservada para Encarregados de Educação (aqui)

Área Reservada