af5b696b ae21 46ec b892 e9cfde7b5162

No Colégio do Vale acreditamos que, em momentos de Conselho, as crianças têm oportunidade de terem uma voz ativa e uma participação democrática no grupo.

Ao planear, refletir e avaliar, as crianças constroem saberes, atribuem significados e dão sentido às aprendizagens e valores sócio-morais.

Em Conselho, cada criança constrói-se enquanto individuo inserido numa comunidade escolar, desenvolvendo competências essenciais para a vida em sociedade.

Ao longo da Educação de Infância, os instrumentos reguladores do Modelo do Movimento da Escola Moderna são adaptados às características do grupo.

Em idades precoces, os instrumentos são diários, tendo como suporte visual a fotografia de cada criança. Posteriormente, vão sendo construídas alterações de acordo com o desenvolvimento de cada grupo, desafiando novas aprendizagens individuais e coletivas, passando a ser semanais ou mensais.

Tendo em conta a importância desta dinâmica no desenvolvimento das crianças, as equipas de Creche e Jardim de Infância construíram uma exposição onde é possível observar a evolução dos instrumentos, a avaliação realizada, assim como as competências que as crianças, desde muito pequenas até ao final do pré-escolar, desenvolvem.

Neste sentido, convidamos todos os familiares e amigos a visitarem a exposição a decorrer no Espaço Lúdico, piso 0, do Colégio do Vale e a participarem no Diário, deixando o vosso registo/ opinião sobre o ano letivo 2018/19, nas colunas do: Não gostámos; Gostámos; Fizemos; Queremos fazer;