3aaaa

De forma a que os conteúdos sejam desenvolvidos da forma mais envolvente possível, a turma do 3ºA colocou-os em prática na sua sala de aula. Deste modo, a teoria ganhou exemplos reais e deixou de ser abstrata.

Foi criada uma horta na sala de aula, onde os alunos, em pequenos grupos, plantaram algumas sementes (germinação por semente) e cuidaram das mesmas. Ao longo das semanas têm visto crescer as suas plantas e estão bastante entusiasmados com o resultado, estão também ansiosos para consumirem os seus produtos.

Esta horta serve de objeto interdisciplinar, pois com ela, os alunos discutem temas como as plantas (reprodução, características, utilidade…), alimentação/nutrição e ecologia. Esta horta gera situações de aprendizagens reais e diversificadas.

Entre os benefícios alcançados com este projeto, destacam-se a produção e consumo de alimentos naturais plantados pelos alunos, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica, a influência nas escolhas alimentares das crianças, além de apresentar na prática as consequências que ações do homem têm em relação ao meio ambiente.