IMG 20190401 103926

O Projeto dos Animais teve muito impacto no grupo da Sala Lilás e contou com o entusiasmo de todos… Depois de tanto procurar, descobrir e partilhar, aliaram-se o gosto pelo desenho e pela pintura a este tema que tanto sentido fez para todos…

 

Cada criança representou um animal de duas formas diferentes: realizou o desenho do animal a partir da observação de uma imagem real do mesmo, e posteriormente representou uma obra de arte desse mesmo animal através da técnica de pintura no cavalete.

É importante salientar que a Arte desempenha um papel muito importante no desenvolvimento infantil, sendo uma ótima forma de desenvolver competências, conhecimentos e valores que vão acompanhar a criança durante toda a vida.

O desenho e a pintura são muito importantes no desenvolvimento da criatividade da criança, mas também no seu desenvolvimento motor, promovendo a destreza dos dedos, a forma como segura a caneta/pincel e a coordenação entre o olhar e o movimento das mãos. O facto de o adulto acompanhar a criança no ato de pintar, desenhar e a criar coisas novas, estreita laços e promove a comunicação, a cooperação, o espírito crítico e a partilha de experiências e opiniões.

Tendo em conta a faixa etária (2/3 anos), foi fundamental o apoio do adulto na orientação da perceção espacial e na observação e escolha de cores a utilizar, para que as representações tivessem de alguma forma, semelhanças com as imagens originais.

As reações das crianças foram muito interessantes… Ao observarem as suas “obras de arte” sorriam e com orgulho diziam… “É meu”, “É o tubarão…foi a B.…”, “Olha, fiz um gato… e está lindo pois está?”.

No final, o resultado só podia ser espetacular!

Área Reservada