20190313 110604

Muitas são as conquistas que as crianças fazem todos os dias e durante vários momentos da rotina diária. Para além das atividades realizadas e das diversas aprendizagens que são proporcionadas pela equipa visando o desenvolvimento de todos as áreas, é visível uma grande evolução do grupo da Sala Verde (3 anos), numa das áreas que diariamente estamos a desenvolver - a área da Formação Pessoal e Social.

 

O grupo da Sala Verde já é capaz de estar e de se deslocar, pelos diferentes locais do Colégio, em fila estando sempre dois a dois de mãos dadas. As crianças demonstram estar cada vez mais autónomas, independentes, respeitando as regras de estar e de fazer parte de um grupo! Com esta conquista cada vez mais segura e coesa, foi possível proporcionar uma visita de estudo até a uma Loja de Plantas, na comunidade próxima ao Colégio.

Esta atividade surgiu quando, após a exploração da história "Ainda Nada?" de Christian Voltz, em diferentes vertentes, uma criança do grupo sugeriu, uma visita à loja das flores pois era "tão pertinho do nosso Colégio". A ideia foi aceite com entusiasmo e no dia combinado, estiveram sempre muito atentos,

observadores e interessados no momento de conhecer este espaço comercial, em que comprar flores, sementes e terra era o objetivo principal! Depois da visita à loja foi possível transplantar algumas flores e semear outras, para que o grupo possa observar a diferença e quais os desenvolvimentos. Agora vão cuidar das flores com "amor e muita paciência"!

Sendo que todas as áreas de desenvolvimento estão interligadas e é sempre possível promover novas aprendizagens através dos interesses das crianças, a partir do título da história cada criança foi procurar quais as letras que tinha em comum com o seu primeiro nome. Rodearam as letras com uma cor igual no seu nome e no título e fazendo a contagem, no final, de quantos círculos tinha de cada cor.

Assim, através de uma simples atividade proposta por uma criança, foi possível desenvolver as diferentes áreas de desenvolvimento desde a formação pessoal e Social, no que diz respeito ao saber andar em grupo e cumprir regras de segurança, no Conhecimento do Mundo que as rodeia, assim como ao nível da Expressão e Comunicação, tanto na vertente oral como escrita, fazendo também abordagem à matemática.

Uma história… Tantas Aprendizagens!

Área Reservada