O desenho tem uma função primordial na formação do conhecimento e, por isso, deve ser valorizado desde cedo na vida da criança. Desenhar deve ser considerado um fator essencial, pois promove diferentes áreas do desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social, bem como funciona como uma espécie de documento que regista a evolução da criança.

Ao desenhar, a criança desenvolve a autoexpressão e atua de forma afetiva com o mundo, dando opiniões, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, tamanhos, formas, símbolos, entre tantos outros.

Neste sentido, a equipa da Sala Amarela promove a maior diversificação possível de materiais, fornecendo suportes, técnicas, bem como desafios que venham favorecer o crescimento de todos.

Desta vez, foi sugerido que todas as crianças fizessem a Reprodução de um Desenho realizado por um amigo. Através desta atividade, a criança experimenta as técnicas de desenho e começa a descobrir o processo de pensamento e trabalho do seu amigo que realizou a obra original. É um trabalho que requer atenção e concentração, ao mesmo tempo que desenvolve a perceção visual.

Ao longo da atividade, as crianças foram manifestando e partilhando algumas observações, assim como, dificuldades que iam sentindo ao desenhar algo que habitualmente não o fazem daquela forma.

Área Reservada