No âmbito da área de Estudo do Meio, os alunos do 4º ano foram ao Lisboa Story Centre. Juntos, fizeram uma viagem no tempo pela história da cidade de Lisboa, percorrendo 20 séculos de história da capital, desde a sua fundação até ao século XXI.

Assim que chegaram, foi-lhes entregue um aparelho audioguía (que funcionava automaticamente ao ritmo de cada um), que ao longo da exposição lhes ia contando a história da cidade de Lisboa.

Percorreram várias salas com suportes multimédia e várias cenografias apresentando reconstituições de contextos, réplicas de embarcações, manequins trajados à época, iconografia, filmes, cheiros e sons.

O percurso teve como ponto de partida o herói Ulisses, recordando os primeiros povos a habitar a Península Ibérica e a capital como porto de partida e chegada da descoberta do mundo. A meio do percurso, os alunos assistiram a um filme com a duração de 8 minutos alusivo ao terramoto e ao maremoto de 1755. Os alunos também viram em 3D o reformador Marquês de Pombal a reconstruir a cidade de Lisboa.

Por último, na sala Lisboa Virtual, os alunos consultaram mais histórias, mapas e fotografias da cidade através de ecrãs táteis, de um mapa interativo e painéis de imagens sensíveis aos seus movimentos.

Vivenciaram esta experiência com muito entusiasmo e curiosidade!