As ciências têm um papel fundamental para o desenvolvimento cognitivo, uma vez que organiza a criança mentalmente (sequência), entre outras vantagens.

Ao envolver-se nestas aprendizagens desde cedo, a criança fica mais desperta para tudo à sua volta, o seu dia a dia fica repleto de experiências e de descobertas, despoletando todos os seus sentidos. Ou seja, o método da ação coloca em alerta a criança para o mundo que a rodeia, desperta a criança para um papel mais ativo e participativo, pois aprende a observar de uma forma mais atenta todos os pormenores.

Desde muito cedo é importante proporcionar estes momentos, para uma promoção da literacia científica que é, certamente, uma área a explorar em contexto formal ou informal. Estas atividades devem ser significativas para as crianças e adequadas à sua faixa etária.

Neste sentido, ao longo da Semana das Ciências, as Salas Berçário e Rosa (1 ano) vivenciaram diversas atividades relacionadas com a ciência, tais como: massa mágica, chuva na sala, tornado dentro de um frasco, leitura de histórias, canções e até uma visita ao Laboratório, para assistirem às experiências realizadas pelos alunos da Turma do 7ºA.

Área Reservada