O Dia das Bruxas é um evento tradicional e cultural sobretudo dos países anglo-saxónicos. Ano após ano, esta brincadeira tem-se ampliado no nosso país e é natural que as crianças fiquem entusiasmadas com as roupas, acessórios e objetos que, por vezes, até desconhecem mas que encontram nas lojas, assistem na televisão, ouvem falar…

Na Creche e no Jardim de Infância, o importante é valorizar os interesses das crianças e aquilo que as entusiasma, trabalhando as áreas fundamentais para o seu desenvolvimento.

Assim, neste Halloween, as crianças e as equipas planearam diversas atividades e desenvolveram pequenos projetos. Tiveram oportunidade de entrar no mundo da fantasia ouvindo histórias de bruxinhas que, para além de fazerem magia, gostam de chapéus, varinhas, gatos pretos, rãs e de abóboras! Observaram abóboras de diversos tamanhos, formatos e cores. As sementes, como se desenvolvem e em que se utiliza, foram vários aspetos que todos descobriram através de pesquisas e atividades realizadas. Nesta área do Conhecimento do Mundo, ainda receberam a visita de uma rã que esteve nas salas. Através de jogos, atividades e brincadeiras, as crianças desenvolveram conceitos matemáticos de contagem, classificação, padrões, assim como conceitos ao nível da linguagem oral e abordagem à escrita.

Entre tantas descobertas e aprendizagens foi inevitável abordar as emoções e os sentimentos, mesmo aqueles que por vezes atormentam: os medos! O medo é natural e faz parte da vida, mas é fundamental conversar, desmistificar e estimular as crianças a enfrentarem os seus temores, sejam eles reais ou imaginários!

Esta comemoração terminou com um baile de Halloween, onde o convívio e a alegria reinaram!

Os sustos? Esses não vieram à festa!

Área Reservada