Na Creche, a estimulação sensorial é crucial para o desenvolvimento dos bebés. Sentir as texturas, contactar com diferentes formatos e tamanhos, observar as cores…, estimula a curiosidade e o desejo de explorar, aspetos fundamentais no processo de aprendizagem.

Neste sentido, a Sala Rosa (1 ano), em colaboração com as famílias, recheou uma Cesta de Outono com batata doce, marmelos, maçãs reineta, uvas, romãs, diospiros, nozes, abóboras e algumas castanhas. Numa primeira fase, as crianças brincaram e exploraram livremente todos os frutos e perceberam que uns são muito pesados e outros cabem nas suas mãos pequeninas, observaram que as uvas e as nozes rolam pelo chão, que a batata é dura mas o diopiro é muito mole e, se não tivermos cuidado… esmaga-se!

Mais tarde, todos tiveram oportunidade de cheirar e provar estes novos sabores. Ainda ouviram a história “A Aranha e eu”, onde fizeram “leitura” de imagens reais de outros alimentos.

Uma atividade simples mas que potencia o desenvolvimento da linguagem, cognição e perceção do mundo que as rodeia, sempre de uma forma lúdica.

Área Reservada