Numa reunião de conselho surgiu a ideia de o grupo da Sala Branca fazer um “Passeio à mata ao redor do Colégio”.

Ficou registado no Diário de Grupo e, no dia planeado, todas as crianças foram conhecer um pouco mais sobre o espaço circundante ao Colégio. Enquanto observaram a Natureza no Outono também recolheram alguns elementos que consideraram interessantes, tais como pequenos galhos, folhas secas, pedrinhas, flores silvestres…

Mais tarde, já na Sala, chegou o momento de realizarem os registos sobre esta visita. Com os elementos da Natureza recolhidos realizaram composições temporárias de Outono em que o limite era a imaginação!

Em tempo de trabalho comparticipado, contaram, classificaram, dividiram e compararam as diferentes folhas recolhidas e elaboraram um gráfico de quantidade de folhas, desenvolvendo assim conceitos ao nível do Domínio da Matemática.

Este grupo demonstrou interesse em conhecer o que está para além do Colégio e através desta vontade, planificaram e realizaram experiências que deram oportunidade às crianças de explorar, observar, manipular e dialogar. Desta forma, as crianças expressaram as suas ideias e escolhas e exploraram materiais, o que permitiu adquirir novos saberes e construir aprendizagens através da ação.

Área Reservada