Os alunos do 2ºano elaboraram trabalhos com vários conceitos matemáticos, área que está a despertar grande curiosidade e interesse.

Os números pares e ímpares, os numerais ordinais, o calendário são temas que têm permitido aos alunos “brincarem” muito com os números, descobrindo assim as diferentes funcionalidades dos mesmos.

Aproveitando a área da Matemática, foram articuladas as áreas de Estudo do Meio, Português e Artes Visuais, fundindo assim as várias matérias e saberes, o que permitiu aos alunos uma partilha de conhecimentos e vivências, assim como, uma aprendizagem bastante cooperante e significativa.

Durante os momentos de trabalho em grupo, criaram pequenos textos, o que lhes permitiu explicar a origem e o porquê de existir um calendário anual, a nomeação dos meses do ano, a explicação do ano comum e ano bissexto e ainda dar a conhecer à comunidade educativa a explicação dos números pares e ímpares, tudo isto recorrendo à pesquisa nos manuais, livros da biblioteca de turma e outros materiais disponíveis.

Aprofundaram também os numerais ordinais aplicados no calendário, nomeando os meses dos anos e posicionando de forma correta, usando a disciplina do português para os colocarem por ordem alfabética.

Os alunos também colocaram os seus nomes por ordem alfabética, usando os números ordinais com muita cor, escrita e sabedoria.