Quando falamos em Educação de Crianças, temos sempre que salientar dois sistemas sociais fundamentais: a Família e a Escola.

Por um lado, a Família é a primeira e principal responsável pela Educação das Crianças, influenciando o desenvolvimento da sua personalidade e formação. Por outro, a Escola tem como objetivo ensinar conteúdos específicos das áreas do saber, proporcionando um ambiente lúdico, repleto de vivências, experiências e descobertas, ao mesmo tempo que também transmite valores morais e sociais, no sentido de alcançar o sucesso educacional e pessoal.

Uma relação próxima e saudável entre as duas é crucial no desenvolvimento infantil.

A participação da Família na Escola é essencial para que os Filhos/Alunos se sintam reconhecidos, apoiados e motivados em relação à aprendizagem e vivências na escola. Contar uma história, partilhar experiências, participar numa atividade da sala, são momentos únicos de aprendizagem e admiração que os Pais proporcionam no processo educativo dos Filhos e do grupo em geral.

Cabe também à Escola promover estas interações, garantir a troca de informações e de ideias, orientando os Pais e mostrando o quanto é importante a sua participação na educação dos Filhos.

Esta relação vai ainda muito além!

Uma comunicação eficaz entre todos, faz perceber e conhecer melhor cada Filho, cada Aluno, sendo assim mais fácil orientar e apoiar o processo de crescimento e

desenvolvimento de todos eles.

Neste sentido, as equipas da Creche e Jardim de Infância desafiaram os Pais a refletirem sobre a Relação Escola/ Família e a realizarem um trabalho que, de uma forma simbólica, representasse as suas ideias.

Família e Escola devem andar de mãos dadas em busca de objetivos comuns!

A Educação é, sem dúvida, um processo coletivo!