As primeiras semanas do ano letivo são de adaptação! Adaptação ao Colégio, à rotina diária, aos amigos e aos profissionais. Por vezes, surge algum choro no momento da separação. Mas, aos poucos, as crianças procuram adaptar-se progressivamente, cada uma a seu ritmo. Elementos afetivos como a chucha, a fraldinha de pano ou um brinquedo de ligação a casa, ajudam nesta transição.

 

Além disso, nesta fase é fundamental conhecer cada criança, os seus hábitos e preferências, procurando encontrar um elo de ligação forte, de forma a fortalecer interações entre adulto-criança confiantes e calorosas, para que ela se possa sentir segura, confortável e Feliz!

É importante os profissionais aconchegarem as crianças nos momentos mais difíceis mas também desafiá-las para entrarem nas diversas brincadeiras da Sala da Creche ou do Jardim de Infância.

Por outro lado, a ligação entre o Colégio e a Família também é um elemento essencial para esta transição e adaptação, transmitindo segurança à Criança, à Família e à Equipa. É fundamental uma relação de parceria e de confiança.

A adaptação é um processo gradual, mais ou menos longo, com avanços e retrocessos, com choros e gargalhadas, mas que será apenas o inicio de um ano letivo de sorrisos e de conquistas gratificantes.

Área Reservada