No âmbito do projeto “Cientistas de Palmo e Meio”, os alunos de 2º ano surpreenderam-se, mais uma vez, com as experiências realizadas no laboratório.

Foi desenvolvida uma atividade que misturava ciência com magia: o ovo na garrafa. Mas como pode um ovo cozido entrar por uma garrafa sem se esborrachar?

O professor começou por apresentar os materiais, depois colocou um pouco de algodão dentro do balão de erlenmeyer e embebeu-o com álcool. De seguida deitou um fósforo lá para dentro, colocou o ovo na boca do balão e puf… o ovo entrou.

Por fim, o professor explicou que como o oxigénio dentro do balão é consumido pelo fogo, o ar que está de fora quer entrar e por isso empurra o ovo para dentro do balão.

Os alunos portaram-se muito bem, participaram bastante e esperam ansiosamente pela próxima experiência.