Os alunos do 7ºano realizaram uma visita de estudo à Exposição de Paul Kohl, integrada no mês da fotografia ImaginArte Almada 2017, na Galeria Municipal de Arte. Com a colaboração do fotógrafo e coordenador da ImaginArte Almada, José Guimarães, usufruíram da experiência de olhar através da câmara e conhecer locais, situações, técnicas, temas e os próprios comentários e curiosidades expostos pelo anfitrião.

Paul Kohl, o autor, presenteia-nos com as suas imagens de paisagens contemporâneas impressas em nove tons de preto sobre papel 100% algodão. EUA, Japão, Índia, Tailândia, Espanha e Portugal são a origem dos locais fotografados e apresentados em três partes distintas, mas complementares. A primeira parte reflete o interesse do autor pela paisagem “real”, a segunda é a observação do trabalho solarengo de extração de cortiça dos sobreiros no Alentejo, e a última abordagem é um olhar sob o próprio artista.

O artista “destaca a sua necessidade de manter uma ligação com o trabalho ao fazer ele mesmo todas as suas impressões.”

Com esta visita, os alunos conseguiram não só ter a perceção do que é uma exposição numa galeria de arte, como também compreender o olhar através da fotografia.

O jogo de sombras, claro-escuro e figura-fundo, são temas preponderantes e claramente alvos de estudo futuro e de abordagem artística por parte dos alunos.

Com esta visita e experiência única, é lançado o mote para uma série de projetos e atividades na disciplina de Educação Visual, que se irão realizar ao longo do ano letivo.