Cerca de 30 alunos dos 2º e 3º ciclos aceitaram o desafio da SPM (Sociedade Portuguesa de Matemática) e participaram, no passado mês de novembro, na 1ª eliminatória das XXXVI Olimpíadas Portuguesas de Matemática.

Este concurso de resolução de problemas tem como objetivo incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática e põe à prova a qualidade do raciocínio, o rigor lógico, a capacidade de comunicar matematicamente bem como a criatividade dos alunos e está organizado em três categorias: Pré-Olimpíadas (5º ano), Categoria Júnior (6º e 7º) e Categoria A (8º e 9º).

Neste momento já são conhecidos os primeiros classificados em cada uma destas categorias:

Pré-Olimpíadas:

1º lugar – Tomás Henriques (5ºA)

2º lugar – Gonçalo Domingos (5ºA)

3ºlugar – Edward Jankowski (5ºA), Mário Lopes (5ºA) e João Pedro Domingos (5ºB)

Categoria Júnior:

1º lugar – Ana Carolina Alves (7ºA)

2º lugar – Tomás Mineiro (6ºA)

3ºlugar – Sara Martins (7ºA)

Categoria A:

1º lugar: Carolina Sousa (8ºB) e Sara Coelho (8ºB)

3º lugar: Tomás Rego

As Pré-Olimpíadas são disputadas em apenas uma prova que tem como objetivo despertar o interesse dos alunos para participação futura nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática. Nas outras categorias, Júnior e A, os vencedores são selecionados para participar na 2ª eliminatória das OPM.

Parabéns a todos os participantes e boa sorte para os vencedores que, no dia 10 de março, irão disputar a fase regional.