0b727876 86e1 40c5 afbf 1db7d09fda81

No passado dia 21 de fevereiro, o Colégio do Vale teve o privilégio de receber o artista plástico Nelson Ferreira, que deu a conhecer aos nossos alunos do 1º ciclo, a arte do marmoreado - Ebru.

Ebru é uma arte tradicional turca de pintura sobre a água, que remonta aos tempos da Pérsia e do império otomano, e que significa “parecido com as nuvens”.

A técnica consiste em deitar gotas de tinta sobre uma água condensada (água com farinha) sem que estas se misturem. Depois com um objeto pontiagudo leva-se a tinta a adquirir formas e contornos tão belos quanto se deseje.

Por fim, os alunos colocaram uma folha de papel sobre a água e imprimiram os desenhos, que se assemelham a um marmoreado.

O pintor explicou a história e a origem desta arte aos alunos, exemplificando a técnica e, todos, tiveram a oportunidade de experimentar.

Alunos e professores vibraram com a atividade.