IMG 20200214 175845

“Escrevendo e lendo o que escrevemos, aprendemos a pensar.”

Nas tardes de quinta-feira, os alunos do 4ºB dedicam-se à escrita. Escrever um texto poderá parecer simples, é sentar-se, escrever e já está… “só que não”.

O processo de escrita deve ser estimulante e ter uma intensão comunicativa: escreve-se para ser lido, para transmitir ao outro aquilo que não poderia ser transmitido de outro modo.

Esta semana cada aluno escreveu uma palavra num papelinho, depois formaram-se pequenos grupos e retiraram-se aleatoriamente três palavras do saco. A partir daí começou todo o processo: imaginação, planificação, textualização e revisão. E ainda ilustração e apresentação. O que seria um texto simples tornou-se num verdadeiro trabalho de grupo, mas quando se vê os alunos envolvidos na atividade, percebe-se que o objetivo foi cumprido e que se estão a formar leitores e escritores.

Assim se fazem as nossas “Quintas-feiras de escrita”.