problemas

A resolução de problemas matemáticos é de extrema importância para a educação, pois estimula a curiosidade dos alunos, ao mesmo tempo que traz situações reais para a sala de aula, e proporciona a possibilidade da descoberta de novas situações.

Tão importante como resolver problemas matemáticos, ou desafios é criá-los e solucioná-los.

Os alunos do 1º A todas as semanas são desafiados a criar situações problemáticas.

Em pequenos grupos, os alunos, criam uma história/mistério, com objetivo de solucioná-la com um cálculo.

Acompanham a história com desenhos ou com elementos da Natureza e envolvem-se no misterioso mundo dos números e das contagens.

Depois deste processo de criação, as crianças, expõem os trabalhos aos amigos, obrigando estes a participarem num jogo divertido de cálculo mental.

Desta forma a Matemática passa a fazer parte da imaginação das crianças, apresenta-se como uma forma de comunicar e é um suporte à criação.