marioneta

Para assinalar o Dia Internacional dos Direitos da Criança, os alunos do 2º ano realizaram uma magnífica visita de estudo ao Museu da Marioneta.

Através desta visita, os alunos tiveram a oportunidade de entrar no universo da marioneta, conhecendo detalhadamente a sua história.

A partir das coleções existentes no Museu, todos observaram distintas tipologias de máscaras e marionetas, oriundas das diferentes partes do mundo e ilustrativas das mais variadas formas de manipulação: marionetas de luva, marionetas de fios, sombra e máscaras, entre outras. Foi feita, inclusive, uma viagem no tempo, no qual todos tomaram conhecimento das tradições mais antigas do teatro de máscaras e marionetas.

No decorrer da visita, os alunos foram-se consciencializando que para realizar uma marioneta, é apenas necessário usar a sua imaginação e pôr em prática os seus dotes de artista.

De modo a confirmar tal facto, a visita foi dividida em duas partes, nomeadamente, uma visita a todo o Museu e a realização de um atelier, onde cada aluno pôs mãos à obra e usou a sua criatividade para realizar um linda e original marioneta, tendo por base um barco feito de papel.

O resultado final foi bastante positivo, pois para além das lindas obras de arte criadas, o gosto pela área de Expressão Dramática/Teatro aumentou consideravelmente!