sentidos

Recentemente, um dos temas explorados nas aulas de Estudo do Meio e que mais atraiu a atenção dos alunos do 2ºA, foi “Os cinco sentidos”.

É através dos sentidos que as crianças adquirem as informações importantes e menos importantes, as quais contribuem para a sua aprendizagem e evolução enquanto ser humano e é principalmente através das experiências que se obtêm novas competências e se reforçam as já existentes.

De modo a introduzir e a explorar o respetivo tema de uma forma divertida e apelativa, os alunos foram presenteados com algumas atividades práticas que permitiram a estimulação dos cinco sentidos e consequentemente, a obtenção de ótimos resultados.

Cada um deles apresentou-se, embora de forma distinta, com uma boa pitada de magia e suspense. Através de diferentes sabores, o paladar foi o 1º convidado a chegar. Face a alguma variedade de alimentos, cada aluno, com a vista tapada, teve a oportunidade de provar um, escolhido aleatoriamente e dizer o seu nome, após sentir o seu sabor.

Seguidamente, bateu à porta, a visão que revelou a sua importância através da leitura de histórias e da visualização e da troca de ideias sobre alguns objetos, exigindo uma boa iluminação para o efeito.

Entretanto, chegou o olfato que deixou um aroma perfumado na sala de aula e a audição que se deu a conhecer através da realização de algumas brincadeiras que permitiram aos alunos distinguir diferentes tipos de som.

Por fim, o tato, um sentido também muito importante. Através do toque, os alunos sentiram e identificaram com muita alegria diferentes texturas.

Foi sem dúvida, uma aula de Estudo do Meio bastante gratificante. O seu objetivo foi facilmente atingido.

Todos a vivenciaram com bastante entusiasmo, foram bastante participativos e responderam com sucesso a todas as questões levantadas sobre o tema desenvolvido.