textomes

A escrita é detentora de uma importância extrema nas nossas vidas.

Através da escrita partilhamos ideias com os que nos são próximos, transmitimos saberes, exprimimos sentimentos ou emoções que, por vezes, não conseguimos sequer verbalizar, estimulamos a criatividade e a imaginação e até potenciamos a evolução da nossa motricidade fina.

É um meio de comunicação com o mundo e, por tudo isto, podemos dizer que a escrita é um elemento importantíssimo na vida de um ser humano, desde a infância à idade adulta.

De forma a estimular a escrita, o 4ºA está a desenvolver um projeto intitulado “O texto do mês”, este tem como objetivo ajudá-los a estimular o seu pensamento para a redação, bem como criar-lhes o gosto pela escrita.

Os alunos têm um mês para escrever o seu texto, devendo este processo passar por três fases cruciais, a planificação, a redação e a revisão. A escrita livre destes textos deve partir dos saberes dos alunos e acreditamos que valorizando as suas capacidades as tornamos ativas no seu próprio processo de ensino-aprendizagem.

Os alunos têm-se mostrado bastante motivados para a escrita e têm desenvolvido trabalhos bastante criativos, com o auxílio, em alguns dos casos, da tecnologia.