Subscreva a Newsletter

Email address:

First Name:

Last Name:


É muito importante conhecermos os nossos dentes, uma vez que são essenciais para os nossos hábitos básicos como mastigar, falar ou sorrir. Uma boa dentição, durante a infância, facilita o processo de mastigação, aprendizagem da fala e até da respiração e é importante que as crianças percebam como é importante cuidarmos dos dentes.

Os dentes de leite são os primeiros a erupcionar e devem receber de imediato todos os cuidados básicos de higiene. A forma como tratamos os primeiros dentes é que define o crescimento correto dos dentes seguintes.

 

A primeira visita ao dentista é aconselhável assim que rompe o primeiro dente, para que o profissional consiga explicar aos pais como deve ser feita a higiene oral nas crianças e também para que os mais pequenos comecem a entender a importância de um sorriso saudável.

Para evitar a placa bacteriana e as cáries, os dentes têm que ser escovados duas vezes por dia, com a escova com pasta do tamanho de uma ervilha. As escovas têm tamanhos diferentes e por isso é importante termos a certeza que estamos a utilizar a escova adequada.

Para conquistarmos a atenção dos nossos pequenos devemos criar uma história à volta da escovagem.

Experimentem contar-lhes que a escova de dentes é um foguetão, que a boca é a base de onde vai descolar e que tem que passar por todos os planetas.

As crianças vão passar a adorar lavar os dentes!

Tão importante como manter bons hábitos de higiene é fazer com que os nossos filhos entendam que uma boa saúde oral pode evitar problemas dentários ao longo da vida.

Dr. Hugo Madeira

Clínica de Implantologia Avançada

Antigo aluno do Colégio do Vale

Área Reservada