Subscreva a Newsletter

Email address:

First Name:

Last Name:


Este mês falamos de NATAL! É impossível chegar a dezembro e não falar do Natal! É a altura mais maravilhosa do ano. Durante algumas semanas, o mundo ganha um brilho mágico, as pessoas parecem mais alegres e até o inverno parece mais acolhedor. Há um clima diferente no ar, votos de felicidade, mãos estendidas, confraternizações e brilhos estão por todo o lado! Por onde quer que andemos, as luzes piscam entre cores e formas, convidando-nos à celebração.

 

Em Portugal e na maior parte dos países, as pessoas montam árvores de Natal para decorar as suas casas. Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Conta-se que certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta. Esta tradição foi levada para o continente americano por alguns alemães, que foram morar na América durante o período colonial. As árvores de Natal simbolizam alegria, paz e esperança.

Nós, aqui, no Colégio do Vale também temos muito orgulho em receber e conhecer as tradições culturais dos nossos alunos oriundos de diferentes países. Neste momento, convivem connosco 12 nacionalidades diferentes! Angola, Brasil, Espanha, Suécia, Suíça, China, Ucrânia, Moldávia, Holanda, Alemanha, Inglaterra, França e Noruega. Com esta diversidade cultural aprendemos as suas tradições natalícias e descobrimos diferenças, mas também pontos em comum. Esta riqueza de tradições torna esta época ainda mais bela.

Mesmo passando o Natal com calor e ao ar livre (Brasil e Angola), ou com frio intenso (maioria dos países da Europa) a comer biscoitos “Zimtsterne” (estrelinhas de canela) e “Vanillekipferl” (biscoito de manteiga e baunilha- Alemanha) ou a colocar uma meia na porta e deixar uma cenoura ou uma maçã para o cavalo do São Nicolau (Holanda); ou oferecer uma maçã aos colegas e professores como símbolo da paz, (China) ou comer o “Christmas pudding”, que tem sempre uma moeda escondida, para dar sorte a quem a encontrar, (Inglaterra) ou a saborear o “roscón de reyes” (Espanha), parecido com o nosso bolo-rei. As crianças a acreditar que são os duendes que lhes levam as ofertas natalícias (Suécia)… o NATAL ultrapassa qualquer fronteira, e, em qualquer lugar, o espírito que o envolve é o mesmo: amor e união, convívio e brilho!

Convido-o a viver esta época encantada e iluminada de sorrisos e a escolher a tradição natalícia que mais lhe fizer sentido, porque o que importa de verdade é o momento vivido em alegria e felicidade, seja aqui ou em qualquer parte do mundo!

Tenha um feliz e brilhante NATAL!

Merry Christmas, Feliz navidad, Joyeux noel,

God jul, 圣诞快乐, Vrolijk kerstfeest,

Frohe Weihnachten, З Різдвом Христовим…

Área Reservada