Subscreva a Newsletter

Email address:

First Name:

Last Name:


Por volta do meio-dia, hesitamos se devemos cumprimentar dizendo “Bom dia!” ou “Boa tarde”, mas é precisamente trinta minutos depois que surge a confusão. Quando são 12h30, devemos dizer “meio-dia e meio” ou “meio-dia e meia”?

Há quem diga que ambas as versões estão corretas, que é facultativo, opcional. Também há quem defenda que, se o correto é “meio-dia”, então devemos dizer “dia e meio”, por uma questão de coerência. Ambas as opiniões estão incorretas.

 

Na verdade, a dúvida surge quando a concordância de “meia” é feita, erradamente, com a palavra “dia” e não com a palavra “hora”, mas, se pensarmos bem, sempre que dizemos as horas, utilizamos a palavra “meia” (como em “cinco e meia” ou “seis e meia”) e o “meio-dia” não é uma hora de exceção.

Deste modo, a única forma correta é “meio-dia e meia”, uma vez que a expressão indica a décima segunda hora do dia (o meio-dia), mais meia hora. A palavra “meia” refere-se à metade de um todo, de uma unidade e, neste caso, a unidade é a “hora”, concordando em género e em número com o nome “hora” que (mesmo subentendido) não permite outras opções.

Desafio 9: Utilizar a expressão “meio-dia e meia” sem hesitar, porque não estamos a errar!

Área Reservada