Subscreva a Newsletter

Email address:

First Name:

Last Name:


Os jogos, os desafios, ou qualquer outra atividade lúdica, prendem a atenção, entusiasmam, estimulam diversos sentidos e, quando utilizados como recursos pedagógico-didáticos, permitem que os alunos adquiram e desenvolvam algumas competências, sobretudo na área da Matemática.

Através da utilização de jogos, os alunos são estimulados a pensar, a refletir, a estarem concentrados na procura e aperfeiçoamento de estratégias e a tomarem decisões, desenvolvendo-se desta forma capacidades de raciocínio lógico, pensamento abstrato, memorização e, em alguns casos, de cálculo. Também a competição saudável é importante e cria estímulos, uma vez que os alunos procuram vencer ou atingir os objetivos, sendo para isso a imaginação e a criatividade pilares essenciais para um bom desempenho. Os jogos favorecem a discussão e o debate, fatores estes que enriquecem a socialização e a interação entre os jovens, podem ainda contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de respeito recíproco e ética.

Podemos assim afirmar que a utilização do jogo na aprendizagem da Matemática contribui para o desenvolvimento das competências do século XXI, nomeadamente os 4 C´s: Comunicação, espírito Crítico, Criatividade e trabalho Colaborativo.

É neste contexto que os professores do Colégio do Vale incluem nas suas práticas pedagógicas, e com o devido enquadramento curricular e programático, jogos em contexto de sala de aula, dinamizam o LabMat, clube de Matemática, e promovem a realização de vários concursos de jogos matemáticos.

“[...] os jogos proporcionam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. O lúdico influencia no desenvolvimento do aluno, ensinando-o a agir corretamente em uma determinada situação e estimulando sua capacidade de discernimento.”

Vygotsky (1989)

Algumas sugestões de jogos e atividades interativas para jogar em casa:

AtrMini (1º ciclo)

Conjunto de jogos virtuais e interativos dirigidos a alunos até ao fim do 1º ciclo.

Disponível para PC e Mac e também na AppStore e em Google Play.

Mul Ti PLi (+ de 8 anos)

Jogo de tabuada, certificado pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) que potencia o

desenvolvimento do pensamento lógico e conhecimentos básicos da tabuada.

Disponível em baralho e na AppStore.

Jogo do 24 (a partir do 3º ano)

Jogo de cálculo mental que estimula a atenção e a concentração.

Disponível online e em Google Play.

SuperTMatik - Cálculo Mental (do 1º a 9º ano)

Quiz de Cálculo Mental, ideal para o desenvolvimento e estimulação de destrezas de cálculo.

Disponível em baralho e online.

ClicMat (do 1º ao 9º ano)

Conjunto de 32 atividades matemáticas interativas (jogos e problemas), que procuram desenvolver o raciocínio lógico e muitas outras competências matemáticas.

Disponível para PC/Mac.

eQubes

As equações e os cubos foram a inspiração para este jogo inovador que treina o raciocínio matemático e que desafia qualquer pessoa, de qualquer idade, a jogar.

Disponível na AppStore.

Área Reservada