Subscreva a Newsletter

Email address:

First Name:

Last Name:


"Os saberes atuais só têm sentido se estiverem articulados com os anteriores e perspetivarem os posteriores".

A transição entre ciclos de ensino é hoje reconhecida por todos como um dos pontos críticos dos sistemas educativos, não só em virtude de envolver a transição de alunos de uma escola com um determinado espaço, organização e funcionamento, para outro espaço, dentro da mesma escola, onde estes elementos se configuram de forma diferente, como pela transição de um currículo para outro, com diferentes matrizes de construção e desenvolvimento.

 

São momentos marcantes na vida social dos alunos, pais e professores. As crianças e jovens assumem o papel principal neste processo, sentindo-se fortalecidos nesta transição e permitindo que se sintam capazes de enfrentar os novos desafios com que serão confrontados na nova etapa do seu desenvolvimento.

Estas transições são vitais no percurso da educação básica: de casa para o Colégio, da creche para o jardim de infância, do jardim de infância para o ensino básico e o modo como estas sucessivas transições são vividas pelas crianças/jovens e pelas famílias, influencia simultaneamente o seu bem-estar e a sua aprendizagem.

No COLÉGIO DO VALE esta é uma prática pedagógica de há muitos anos, com um plano que pretende ser um contributo para a articulação entre as várias etapas do percurso educativo dos alunos, assente numa sequencialidade progressiva, conferindo a cada etapa a função de completar, aprofundar e alargar a etapa anterior, numa perspetiva de continuidade e unidade global da educação/ensino.

No Colégio, potenciamos uma adaptação gradual, desenvolvendo um conjunto diversificado de atividades pedagógicas:

  • promovemos momentos culturais e trocas pedagógicas entre salas,
  • privilegiamos a partilha de informação com as famílias,
  • proporcionamos, às crianças e jovens, uma transição facilitadora de continuidade educativa que envolve estratégias de articulação e transição,
  • planificamos e desenvolvemos projetos e/ou atividades comuns a serem realizadas ao longo do ano letivo.
  • promovemos momentos de apresentação do funcionamento das várias valências aos Pais e/ou Encarregados de Educação,
  • organizamos visitas guiadas como meio de conhecimento da dinâmica e do funcionamento dos vários níveis de Ensino
  • articulamos, no final do ano letivo, estratégias e atividades no sentido de promover a integração e o acompanhamento dos seus percursos escolares.

Também a receção e a integração de novos alunos são merecedoras de uma atenção especial, uma vez que a adaptação a uma nova escola é um momento marcante na vida das crianças e jovens. Neste sentido, conhecer previamente os interesses do aluno, as suas áreas fortes, as suas dificuldades, os seus receios bem como as expetativas da família são fundamentais para proporcionar a todos o melhor acolhimento e acompanhamento.

Depois, o ambiente familiar do Colégio do Vale faz o resto. Dia após dia, vão-se criando os vínculos com os colegas, professores e auxiliares e, muito rapidamente, o novo aluno, sente-se parte integrante deste projeto.

Para podermos avaliar de forma mais eficaz a adaptação à transição, procedemos a um inquérito aos Encarregados de Educação de alunos novos no Colégio ou de mudança de ciclo, deixando aqui alguns comentários dos mesmos, bem como os resultadas às questões colocadas:

"A adaptação parece estar a ser muito bem conseguida. Ela anda motivada e cheia de vontade de aprender. Estou a gostar muito da professora" - E.E. de aluno do 1º ano

"A adaptação está a ser tranquila apesar de várias mudanças, ele está a integrar-se bem e adora ir à escola. Sem falar nas conquistas de todos os dias, vem sempre com novidades sobre o que vai aprendendo e adquirindo" - E.E. de novo aluno no C.V. (1º ciclo)

"Sinto-me segura e confiante com o bem-estar do meu filho" - E.E. de novo aluno no C.V. (1º ciclo)

"A transição (de escola) correu muito bem. O meu filho adaptou-se sem qualquer dificuldade à nova Escola, Educadora e colegas!" - E.E. de novo aluno no C.V. (J.I.)

"Tem sido bastante tranquila. Ele tem gostado muito das atividades proporcionadas e gosta da diversidade proporcionada." E.E. de aluno de J.I. (3 anos)

"Como um desafio e uma oportunidade de crescimento" - E.E. de novo aluno no C.V. (2º ciclo)

"Foi muitíssimo bem recebida, teve uma transição muito pacífica, adaptou-se com imensa facilidade. - E.E. de nova aluna no C.V. (2º ciclo - 5º ano)

"No inicio estava um pouco apreensiva e preocupada pois não sabia como ele ia reagir a está mudança. Agora muito aliviada pois acho que ele está a encarar o 5º ano com muita tranquilidade e gosto" - E.E. de aluno do 5º ano

 

Na conclusão do 3.º Ciclo, o Gabinete de Psicopedagogia do Colégio realiza um processo individual de Orientação Escolar e Vocacional que inclui uma avaliação psicotécnica, com os seguintes objetivos:

  • Projeção antecipada dos Alunos e dos Pais e/ou Encarregados de Educação no prosseguimento de estudos;
  • Confirmação das intenções de escolha por parte dos Alunos;
  • Esclarecimento de dúvidas e de hesitações;
  • Decisão das áreas de estudos predominantes para os anos seguintes, bem como o modelo de ensino-aprendizagem, entre uma via comum e uma outra via de cariz técnico-profissional;
  • Auxílio na tomada de decisão; e
  • Informação sobre os procedimentos de pré-matrícula para o Ensino Secundário.

Este processo inclui ainda o esclarecimento dos Alunos e dos seus Pais e/ou Encarregados de Educação sobre as ofertas de escola do Ensino Secundário e Profissional no nosso Concelho e no Concelho contíguo.

Como Colégio de raiz diferente, valorizamos a construção do ser, semeando no presente para colhermos no futuro, visando uma transição aquieta, agregando saberes e perspetivas, potencializando as possibilidades de interação e estimulando as expetativas para a descoberta do saber.

ALGUMAS SUGESTÕES PARA AJUDAR O SEU FILHO:

  • Conte as suas histórias sobre a Escola (mas só as partes BOAS) sobretudo que escola é algo de maravilhoso, o início de algo muito especial, onde vão realizar também muitas aprendizagens e crescer;
  • Transmita uma imagem positiva da escola e fomente a motivação intrínseca (vontade de fazer, conseguir, saber…);
  • Não transmita receios ou dificuldades;
  • Valorize a iniciativa, a curiosidade, o desejo, a autonomia (o fazer sozinho);
  • Reforce as conquistas, sem ansiedade;
  • Na compra do material escolar, sempre que possível, incentive a autoafirmação da criança ou jovem a escolher…;
  • Na véspera (antes de dormir) incentive a criança ou jovem a preparar o material/equipamento escolar e roupa para o dia seguinte e não permita que se deite tarde. É muito importante que crie uma rotina;
  • Seja pontual ou chegue, pelo menos, 5 minutos antes das aulas iniciarem;
  • Quando o seu educando sair da escola, dê-lhe a oportunidade de conversar sobre o seu dia, não o absorvendo com um questionário sobre o mesmo. Partilhe também acerca do seu dia espontaneamente;
  • Fomente a ideia de terminar tudo o que começa e o cuidado a ter com os seus pertences e trabalhos;
  • Destine-lhe um local para realizar os seus trabalhos de casa. Incentive o seu educando a criar uma rotina e a respeitar horários e espaços; e
  • Tenha uma atitude de cooperação e promova, desde cedo, a autonomia e a responsabilidade no seu filho tanto no trabalho escolar como nas interações com os outros.

Área Reservada