Subscreva a Newsletter

Email address:

First Name:

Last Name:


Dezembro é o mês do Natal e, à mesa, encontramo-nos com a família, com os amigos, com dezenas de iguarias, calorias e com muitas palavras que esperam a oportunidade do novo ano, para serem ditas corretamente.

Uma das mais importantes diz respeito à figura imaginária que coloca presentes no nosso sapatinho: o Pai Natal.

Agora que o consumismo se generalizou, esse senhor de barbas brancas não vive só na Lapónia, junto com os seus duendes, a ler as cartas das crianças e a preparar presentes, mas começou a ter clones espalhados pelas ruas e pelos centros comerciais, surgindo a necessidade de saber qual é o plural de Pai Natal.

 

Há quem diga que Pai Natal é só um e, então, devemos dizer os “Pai Natal”; Há quem diga que o Natal é que é só um, pois os pais podem ser muitos e utiliza a expressão “Pais Natal”. Qual a forma mais correta?

Na verdade, a expressão “Natal” em “Pai Natal” é um adjetivo (significa “natalício”) e, como tal, quando nos referimos a mais do que um “Pai Natal”, deverá usar-se o plural “Pais Natais”.

Pai Natal não é um nome composto, não se escreve com hífen e o adjetivo deverá concordar em género com o nome a que se refere.

Desafio 4: Quando a vida ou os contextos nos proporcionarem o encontro com mais do que um senhor generoso e de barbas brancas a oferecer presentes, devemos dirigir-nos aos “Pais Natais” e agradecer!

Área Reservada