Subscreva a Newsletter

Email address:

First Name:

Last Name:


Quando abraçamos a missão de preparar as nossas crianças/os nossos jovens para um mundo que ainda não conhecemos, não é suficiente promover a aquisição de conhecimentos teóricos, científicos e práticos. É também essencial que se promovam atividades em que possamos questionar o que nos rodeia e reinventar o que conhecemos, pois o progresso do nosso mundo não depende do domínio de tudo o que é conhecido ou já foi inventado, mas de toda a capacidade que temos para o que ainda podemos inventar.

Assim, a criatividade promove um equilíbrio entre a teoria e a prática na aprendizagem e a expressão dramática é a grande oportunidade de desenvolver a ligação entre a consciência, os conhecimentos adquiridos e as emoções. Enquanto se memoriza as falas e se aprende a expressar fisicamente, adquirem-se competências de capacidade de comunicação, concentração, cooperação, empatia, autoconfiança, que dificilmente se desenvolveriam tão eficazmente noutro contexto e que são ferramentas essenciais num mundo cada vez mais exigente e competitivo.

Deste modo, o Colégio do Vale dinamiza, há 15 anos, o Núcleo de Teatro do Colégio do Vale, que pretende a valorização do sentido estético e artístico ao mesmo tempo que é um instrumento impulsionador de uma aprendizagem mais globalizante e autónoma. Um aluno que enfrente os desafios de pisar um palco, será sempre um adulto mais seguro, mais confiante, mais feliz e com uma maior capacidade de improvisação diante de situações inesperadas que surjam.

Independentemente da plateia ou dos aplausos, o teatro ensina-nos a desempenhar o nosso papel, ensinando-nos também a importância de apoiar e de sermos apoiados num grupo onde crescemos juntos, criando e recriando outras oportunidades e explorando novos caminhos, rumo a um progresso que será sempre o resultado desses percursos que nos predispusemos a inventar.

Ana Coelho

Professora de Português e Francês