Subscreva a Newsletter

Email address:

First Name:

Last Name:


Na edição de novembro revelámos o significado do misterioso algarismo do número do Bilhete de Identidade. E os 4 caracteres do Cartão de Cidadão? O que significam?

Com a criação do Cartão de Cidadão, o antigo número do BI passou a ser designado por Nº de Identificação Civil, o qual aparece seguido de 4 caracteres.

O primeiro desses caracteres corresponde exatamente ao antigo algarismo suplementar do BI desvendado na nossa edição de novembro.

Quanto aos dois caracteres alfanuméricos, estes representam apenas o número da emissão do cartão para um determinado cidadão: o primeiro cartão a ser emitido apresenta as letras ZZ; se for emitido um novo cartão, este virá com as letras ZY, e assim sucessivamente. Com grande probabilidade, neste momento o leitor estará a olhar para o seu cartão de cidadão a verificar se assim é.

No fim surge um outro algarismo, com um valor entre 0 e 9. Este é o algarismo de controlo de um novo sistema que permite detetar erros na escrita de todo o documento.

Vejamos o exemplo 17310684 6 ZZ8. Em primeiro, são atribuídos valores numéricos às letras: A = 10; B = 11; …; Z=35. Depois, fazendo a leitura do número da direita para a esquerda (começando no algarismo de controlo), adicionam-se todos os algarismos que estão nas posições ímpares (s1=8+35+4+6+1+7=61). Em seguida, multiplica-se por 2 os algarismos nas posições pares (2x35=70; 2x6=12; 2x8=16; 2x0=0; 2x3=6; 2x1=2). Subtraem-se 9 unidades aos valores obtidos com mais de um dígito (61; 3; 7; 0; 6; 2) e adicionam-se estes valores (s2=61+3+7+0+6+2=79). Por fim, calcula-se a soma dos valores obtidos (s1+s2=61+79=140), o qual deverá ser múltiplo de 10 (ou seja, o seu algarismo das unidades deverá ser 0). Se o resultado não for um múltiplo de 10, significa que ocorreu um erro e que o número não está corretamente escrito.

Este sistema, ao contrário do dígito de controlo do BI, permite efetivamente detetar se a escrita do número está correta, tornando desta forma possível detetar falsificações de cartões assim como reconstruir o número em caso de ilegibilidade de algum algarismo.