Subscreva a Newsletter

Email address:

First Name:

Last Name:


Os Jovens convivem, interagem, namoram… na escola, nos bancos do jardim… na Vida! As emoções evoluem, as hormonas chocam dentro do seu corpo e as transformações acontecem. As descobertas iniciam-se e com elas as dúvidas, a curiosidade.

Falar em Sexualidade não é abordar apenas uma questão científica. Falar em Sexualidade é falar também em sensações e emoções. O conjunto que evolui dentro de cada adolescente.

O “encontro” com a Sexualidade é cruzar com um estado de energia que nos motiva para encontrar amor, contacto, ternura e intimidade; ela integra-se no modo como sentimos, movemos, tocamos e somos tocados, é ser-se sensual e ao mesmo tempo ser-se sexual. Esse estado de energia (e de alma) influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental.

Porém, tudo o que vivemos deve ser feito e sentido com responsabilidade. A vida é feita de escolhas e fazê-las de forma ponderada e responsável, tendo noção dos prós e dos contras, assumindo as consequências das opções que são tomadas, é fundamental!

Cada vez mais os jovens vivem as relações afetivas em formato fast food, o imediato e com uma emoção intensa. Muito informados, mas pouco reflexivos face à informação. A Educação Sexual assume, neste contexto atual, um papel fundamental para tornar a sala de aula um espaço de partilha, reflexão e, ao mesmo tempo de promoção da saúde sexual dos adolescentes.

Os jovens não são só ciência e o espírito crítico face ao conhecimento necessita de ir ao encontro do que eles sentem. A escola é a responsável pela sua abordagem formal, mas também emocional, promovendo a igualdade entre os sexos e educando para o respeito pela diferença entre as pessoas e pelas diferentes orientações sexuais.

Escola e Família colaboram assim para ajudar os jovens a sentirem-se mais seguros quando as dúvidas, as angústias e os receios surgirem, promovendo o autoconhecimento e valorização de si próprios, nesta etapa fundamental para a construção da sexualidade adulta.

 

Professora Maria Carrilho

Ciências Naturais