Subscreva a Newsletter

Email address:

First Name:

Last Name:


CRIANÇA. Sinónimo de “um Ser” capaz, competente e com uma identidade própria que a levará a construir-se enquanto “pessoa”, integrada em diferentes cenários educativos: a família, a escola, a comunidade. Assim, desenvolve a sua personalidade tendo em conta o meio em que está inserida, mas também a forma como é cuidada, compreendida e respeitada. Por isso, a infância é uma etapa crucial e marcante na vida de um ser humano.

A CRIANÇA é um ser ávido de descobertas, explorações e aprendizagens, que só se sente capaz de “Crescer Feliz” se se sentir cuidada, rodeada de pessoas, de sentimentos e emoções, mas acima de tudo, se se sentir protegida.

Com a aprovação da Convenção dos Direitos das Crianças (em 1989, ONU), a criança é valorizada num conjunto de direitos fundamentais, que assentam em quatro grandes pilares: a não discriminação (todas as crianças têm direito a desenvolver todo o seu potencial), o interesse superior da criança (prioritário em todas as ações e decisões que lhe diga respeito), a sobrevivência e o desenvolvimento (garantir o acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades), a opinião da criança (esta deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que digam respeito aos seus direitos).

Neste sentido, o Colégio do Vale, enquanto alicerce fundamental na educação e também no crescimento e desenvolvimento saudável e harmonioso dos seus alunos, promove uma Escola de Direitos e Deveres, em que as crianças e jovens:

… têm a sua identidade e adquirem o sentido de pertença a um grupo;

… fazem as suas escolhas, tomam decisões, são ouvidas e respeitadas;

… dão a sua opinião, dialogam, escutam e negoceiam;

… têm direito a desenvolver a sua personalidade, os seus dons e aptidões;

… reconhecem e respeitam a sua identidade cultural, a língua, valores e tradições;

… respeitam civilizações e culturas diferentes da sua;

… preparam-se para assumir responsabilidades, num espírito de compreensão, paz, tolerância, igualdade de género e de amizade;

… respeitam o meio ambiente;

… têm acesso a um currículo inclusivo e adaptado a todos;

… têm direito à liberdade de expressão, podendo dizer o que pensam através da fala, da escrita, da música, da dança;

… têm tempo livre, criam laços, brincam e aprendem;

… percecionam-se integrados numa família, reconhecida, respeitada e valorizada na escola

As regras e deveres são também fundamentais no desenvolvimento de todas as crianças, devendo saber respeitar-se a si e aos outros, e serem capazes de ouvir e aceitar opiniões diferentes das suas.

As escolhas são um direito de todos, mas requerem responsabilidade a ter em conta numa vida em sociedade.

No Colégio do Vale trabalhamos para que o dia Mundial dos Direitos das Crianças seja celebrado diariamente.

No Colégio do Vale…

… Vale ser Criança, Vale ser Feliz!

Ana Carrilho

Educadora de Infância – Colégio do Vale