Preencha online a Ficha de Pré-Inscrição
Conheça aqui as ementas deste mês
Lorem ipsum dolor sit amet, dolore magna aliqua.
Fique a conhecer outras notícias
Os dias no meu Colégio, com a minha Família é o que me deixa mais saudades... eram tantas horas, todos os dias, que me sentia realmente em casa e com os melhores. .
Ex-Aluna F.G. na sua visão sobre o Colégio do Vale.
No dia 3 de fevereiro foram divulgados os resultados dos rankings das Escolas do Ensino Básico e Secundário e o Colégio do Vale destacou-se a nível nacional tendo ficado em 1º lugar, pelo 2º ano consecutivo, no indicador "Percursos Diretos de Sucesso".
Este ranking alternativo foi criado em 2015 pelo Ministério da Educação, sendo considerado por este como o indicador mais "robusto" e "consistente" para analisar o sucesso escolar dos alunos e, consequentemente, numa "maneira sólida de avaliar o desempenho das escolas".
Estamos convictos de que estes resultados são fruto de um Projeto Educativo centrado no aluno e na sua individualidade e de um empenho e dedicação de uma equipa que trabalha em função dos seus alunos e das suas necessidades, procurando que estes atinjam sempre o seu melhor desempenho.
Queremos aproveitar a oportunidade para renovar o nosso agradecimento aos Alunos, Pais e Encarregados de Educação que, direta ou indiretamente, muito contribuíram para mais um 1º lugar do ranking nacional.
O grupo da Sala Azul visitou ao Oceanário de Lisboa, no âmbito do projeto “A Poupar, o Planeta Vamos Salvar…”.
As ruínas romanas de Troia são um importante vestígio da presença deste povo no território português, explorando a indústria da salga do peixe e da produção do molho garum.
O 5º ano visitou as ruínas, viveu a experiência da arqueologia por um dia e ainda provou o famoso molho. No final, realizou uma atividade relacionada com a proteção do meio ambiente, projeto promotor da interdisciplinaridade.
Inspiradas no poema “A primavera” (da autoria do Santiago e da sua irmã Constança), as crianças da Sala Azul criaram “obras de arte” muito originais.
A partir de algumas imagens reais, de recortes de imagens de flores e diferentes tipos de papel, cada criança deu continuidade a essa mesma imagem criando um desenho associado a uma estrofe do poema.
A Sofia, da Sala Amarela, propôs fazer uma caça ao tesouro com os amigos. A ideia foi aceite pelo grupo e a Equipa organizou uma caça a um tesouro muito especial, com pistas espalhadas pelo Colégio, em diferentes espaços. Em cada pista, tiveram que descobrir e realizar as tarefas que davam acesso à próxima etapa. Desde fazer rimas, descobrir adivinhas, fazer contas lá foram encontrando…LETRAS!
Mas para que serviam? Que tesouro era este que não tinha moedas de ouro nem sacos de doces como o grupo achava que teria?
Numas das reuniões de grupo da Sala Branca surgiu o interesse em desenvolver um novo projeto, com a temática das Profissões.
Assim, iniciaram esta "aventura" fazendo uma visita ao Museu da Criança onde embarcaram numa viagem mágica onde, através das suas brincadeiras preferidas, exploraram o mundo das profissões.
Esta visita despertou a curiosidade sobre as profissões dos pais e o grupo combinou ir descobri-las e convidar os respetivos pais a virem à sala apresentar o seu trabalho…
No mês dedicado ao Livro e à Leitura, alguns pais e familiares da Creche e Jardim de Infância aceitaram o convite de virem ao Colégio contar uma história. Um desafio amplamente superado, com muitas partilhas, troca de experiências, que encheu de orgulho os filhos e irmãos, que contribuiu para enriquecer todas as crianças que assistiram a estes momentos.
Um dos maiores orgulhos para um professor é ver o sucesso dos seus alunos. Assim aconteceu na nossa piscina, durante o Torneio da Páscoa,
No dia 20 de março, os alunos do Colégio do Vale participaram no projeto basquetebol 3x3, no âmbito do desporto escolar.
Das três equipas representadas , duas obtiveram o terceiro lugar na classificação final.
Parabéns a todos os participantes!
No mês dedicado ao Livro e à Leitura, no espaço “Faz a tua Diferença e Conta uma História” (Bebeteca), as Salas de Creche e Jardim de Infância (3 e 4 anos) receberam a contadora de histórias Anabela Libânio que através de palavras, objetos e sons entrou no mundo encantado das histórias e no imaginário de cada criança.
A contadora contou diferentes histórias, tendo em conta os interesses e a faixa etária de cada grupo recorrendo a diferentes materiais. Com e sem livros e alterando o enredo, conseguiu acentuar emoções, tendo em conta as reações das crianças, contar uma e outra história e desta forma comunicar e transmitir o prazer de ouvir este tipo de narrativas.
© 2018 Colégio do Vale