OFERTA EDUCATIVA
Descubra o lugar certo para o seu filho crescer!
Currículo Nacional
Mensagem da Diretora Pedagógica
“No Jardim de Infância, cada dia é um convite para descobrir, imaginar e aprender. Através da brincadeira e da interação com os outros, as crianças exploram o mundo, constroem conhecimentos e desenvolvem competências que as preparam para novos desafios.
Com intencionalidade pedagógica e atenção aos interesses e necessidades de cada criança, promovemos experiências que estimulam o pensamento, a criatividade e a autonomia. Valorizamos o ritmo e a voz de cada uma, ajudando-a a crescer confiante, curiosa e feliz no prazer de aprender.”
— Andreia Jardim, Diretora Pedagógica do Jardim de Infância
Jardim de Infância
No Colégio do Vale, a Educação Pré-Escolar é vivida como uma etapa essencial no percurso educativo da criança. A equipa educativa tem um papel ativo na construção e gestão do currículo, promovendo experiências significativas, transversais e contextualizadas, de acordo com as áreas de conteúdo previstas nas Orientações Curriculares.
Inspirados no Movimento da Escola Moderna (MEM), incentivamos a participação ativa da criança, valorizando a sua voz, os seus interesses e ritmos de aprendizagem. As atividades são desenhadas para dar sentido às suas descobertas, promover a autonomia e estimular o pensamento crítico.
Privilegiamos uma relação próxima com as famílias e asseguramos uma transição harmoniosa para o 1.º Ciclo, garantindo continuidade pedagógica e emocional no processo de crescimento e aprendizagem.
O Conhecimento do Mundo enraíza-se na curiosidade das crianças e na vontade de perceber como tudo acontece à sua volta. Através da observação, da experimentação e da exploração da natureza e dos contextos que as envolvem, descobrem o prazer de aprender e compreender, valorizando e respeitando a diversidade que torna o mundo mais rico e cheio de significados.

A criança vai descobrindo, pouco a pouco, quem é e como se relaciona com os outros. Ao reconhecer-se como aprendente e valorizar-se, aprende a partilhar, a cooperar e a respeitar, construindo confiança, autoestima e o sentido de cidadania. Entre a rotina diária e as experiências vividas, cada momento se torna uma oportunidade de aprender a viver juntos de forma justa, solidária e empática.

- Artes Visuais: Nas Artes Visuais, a criança explora cores, formas e texturas, deixando a imaginação guiar cada gesto e criação. Ao experimentar e produzir, aprende a expressar o que sente e observa, refletindo sobre o mundo à sua volta e descobrindo, de forma lúdica e criativa, as infinitas possibilidades de se comunicar através da arte.
- Expressão Motora e Dança: Brincar com o corpo e explorar o espaço permite à criança descobrir ritmos, movimentos e gestos que despertam emoções. Ao experimentar diferentes formas de se mover, aprende a conhecer o próprio corpo, a respeitar o dos outros e a transformar cada passo, salto ou dança num momento de expressão, liberdade e descoberta.
- Expressão Musical: Entre cantos, ritmos e lengalengas, a criança explora sons e melodias, descobrindo diferentes formas de se expressar e comunicar. Ao interpretar músicas e jogos sonoros, aprende a ouvir, criar e sentir, reconhecendo a música como parte da sua identidade e das tradições, transformando cada momento num espaço de alegria, descoberta e expressão.
- Jogo Dramático/ Teatro: Inventar e representar personagens e situações permite à criança explorar o imaginário e recriar experiências do quotidiano. No Jogo Dramático e no Teatro, ao experimentar diferentes formas de criar e ao apreciar espetáculos e práticas diversas, aprende a comunicar, a expressar sentimentos, a verbalizar opiniões e a compreender os outros, descobrindo, entre a brincadeira e a interpretação, o prazer da criatividade e da partilha.

Explorar o corpo e o movimento permite à criança sentir a energia, o ritmo e a liberdade de cada gesto. Através de jogos, desafios e brincadeiras, aprende a conhecer o próprio corpo, a respeitar os outros e a descobrir o prazer do movimento, construindo confiança, equilíbrio e bem-estar de forma divertida e natural.

Ao ouvir, falar e brincar com as palavras, a criança descobre o poder da linguagem para comunicar o que sente e pensa. Aos poucos, reconhece sons, palavras e estruturas da língua, compreende mensagens e identifica as convenções da escrita. Assim, entre histórias, conversas e primeiras tentativas de escrita, desperta o prazer e a motivação para ler, escrever e descobrir o mundo das palavras.

Entre contagens, formas e medidas, a criança descobre que a Matemática está em tudo o que a rodeia. Ao organizar, comparar e representar o que observa, aprende a pensar, a questionar e a encontrar relações, desenvolvendo o raciocínio e o prazer de compreender o mundo através dos números e das suas múltiplas possibilidades.

Na Natação no Colégio do Vale, a criança descobre a água como um espaço de exploração e aprendizagem. Através do jogo e da experimentação, desenvolve confiança e segurança, aprimorando o equilíbrio, a coordenação e o controlo do corpo num ambiente que convida ao movimento e à descoberta.

Explorar o mundo digital permite à criança brincar, criar e descobrir. Através de jogos, imagens e experiências, aprende a comunicar, a experimentar e a dar sentido ao que a rodeia de maneira lúdica e significativa.

No projeto Design The Future, as crianças de 5 anos exploram o próximo ciclo escolar, descobrindo o que muda e o que se mantém entre os diferentes contextos. Entre jogos e atividades, vão conhecendo novas rotinas, revelando competências e superando desafios, recebendo apoio para que a transição se faça com curiosidade, segurança e confiança.

Entre histórias, poemas e livros ilustrados, a criança descobre personagens, mundos e emoções. Ao ouvir, explorar e partilhar narrativas, desperta o gosto pela leitura, desenvolve a compreensão e aprende a apreciar diferentes formas de contar e imaginar, tornando cada história numa experiência de descoberta e prazer.

A criança descobre, de forma lúdica, conceitos como partilha, cooperação e responsabilidade. Ao explorar o dinheiro, a poupança e a gestão de recursos, aprende a organizar escolhas e a compreender o valor de cada decisão, transformando cada atividade num momento de aprendizagem prática e divertida.

Descobrir o valor da ajuda ao próximo permite à criança viver experiências de empatia e partilha. Ao participar nas diferentes iniciativas, aprende a cooperar, a cuidar e a sentir-se parte de uma comunidade onde cada ação contribui para o bem-estar coletivo.

No projeto Terra – O Outro Chão de Escola, a criança sente, observa e explora o mundo à sua volta, descobrindo cores, texturas, sons e cheiros que despertam a curiosidade. Cada experiência ajuda-a a crescer em atenção, criatividade, autonomia e resolução de problemas, enquanto constrói uma ligação viva e sensível com a natureza e aprende a valorizar o que a rodeia.

