IMG 20190513 161028

Com a chegada da primavera e aproveitando o tempo agradável que se tem feito sentir, os alunos do 2ºB, durante as aulas de Estudo do Meio saíram da sala de aula e foram para o exterior, explorarem e refletirem sobre a Natureza envolvente.

O estudo do tema “Os seres vivos do seu ambiente” fez com que a turma, a partir do excerto do texto “Natureza… afinal onde antas tu?” de Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário fossem observar os seres vivos que os rodeiam, através de aulas práticas e ao ar livre. Foi curioso perceber que foram feitas várias reflexões sobre o meio envolvente, que muitas vezes lhes passa despercebido.

O recreio da escola foi explorado minuciosamente e os alunos verificaram a diversidade de seres vivos existentes, quer de animais, como insetos, lagartixas, passarinhos, pequenos mamíferos e outros bicharocos, quer de plantas e árvores, como oliveiras, limoeiros, nespereiras, pinheiros, entre outras.

A turma, a partir da observação realizada, conseguiu fazer várias associações, tais como, plantas existentes no seu ambiente mais próximo, reconhecendo as características das diferentes árvores, tendo em conta, a estação do ano em que nos encontramos, exploraram a constituição de uma planta, a partir do seu ambiente e as funções vitais de cada uma.

Posto isto, foi proposto um trabalho em articulação com a área de Artes Visuais, onde os alunos elaboraram cartazes em pequenos grupos, ilustrando as observações realizadas sobre a natureza e meio que os envolve.