20190116 153326

A equipa da Sala Laranja solicitou às Famílias que partilhassem vivências ocorridas nas férias do Natal. Cada Família procurou partilhar esse momento através da plataforma ChildDiary, pois iria permitir apoiar as verbalizações das crianças com 2 anos.

 

Quando se iniciou o 2ºperíodo, o grupo tinha muitas notícias para contar: “Fiz pão”, “Ao parque”. Mas houve quatro notícias que despertaram maior interesse: a confeção de pão e a ida à neve.

Tendo como ponto de partida “notícias”, é possível planear atividades para o grupo, que dessa forma serão articuladas e contextualizadas como se pretende, na Educação de Infância.

A partir da partilha de uma criança “Fiz pão…”, o grupo foi conhecer a história de alguém que também fez pão “A Galinha Ruiva”. Em pequenos grupos, as crianças dramatizaram a história, tendo como apoio imagens dos animais. Claro que não podia faltar a própria confeção de pão. Entre muita farinha na cara e no chão, as crianças deliciaram-se a amassar como a Galinha Ruiva.

Com a notícia da neve, as equipas das Salas Laranja e Castanha planearam duas experiências: fazer neve com uma fralda dos bebés e pintar com gelo, ambos os momentos muito enriquecedores de partilha e comunicação entre a valência da Creche e do Jardim de Infância. Ouviram também a história “Um bocadinho de Inverno” onde descobriram que os ouriços hibernam no inverno e que as árvores ficam sem folhas, apenas os troncos… Ainda foram pedir à Sala Azul que desenhassem uma árvore só com galhos que o grupo da Sala Laranja depois completou com colagens e pintura com a ponta do dedo, dando vida e cor branca à árvore.

As crianças, ao sentirem que as suas “Falas” são escutadas ficam mais motivadas para partilhar, para comunicar…dão sentido às suas vivências e memórias.