InkedWhatsApp Image 2019 02 14 at 09.57.49 3 LI

Respeitando e Valorizando-se a si próprio e aos outros

A Área de Formação Pessoal e Social está presente em todo o trabalho educativo, pois as crianças em Creche e Jardim de Infância brincam, descobrem, planificam o dia, desenvolvem projetos, experimentam, integram as suas vivências nas aprendizagens…. Fazem-no criando, comunicando e interagindo com os outros.

A forma como as crianças se relacionam consigo próprias, com os outros e com o mundo que as rodeia, num processo desenvolvimento de valores e atitudes, são as bases da aprendizagem para uma cidadania consciente, autónoma e solidária.

Desde muito cedo a criança vai aprendendo a atribuir valor aos seus comportamentos e atitudes, assim como aos dos seus amigos e familiares. Começa a reconhecer e respeitar valores que são diferentes dos seus. No Colégio, esta reflexão é realizada por crianças e apoiadas pelos adultos em momentos de Conselho de Cooperação, recorrendo à utilização do Diário de Grupo, na partilha e comunicação de projetos e vivências, manifestações de cultura e tradições, entre tantas outras atividades que ajudam a enriquecer cada criança e o grupo.

Ao estabelecerem relações diárias com toda a Comunidade Educativa (amigos, profissionais, familiares…) é inevitável que surjam emoções e sentimentos. Tomar consciência das suas emoções, reconhecendo-as e identificando-as, faz parte do desenvolvimento e crescimento. É importante que o adulto apoie a criança neste processo, ajudando-o a refletir sobre o certo e o errado, encorajando os seus progressos e dando sempre modelos positivos.

Existem dois tipos de emoções, as emoções negativas e emoções positivas. As emoções negativas são assim designadas, como o próprio nome indica, porque causam mal-estar ou diminuem a autoestima. As emoções negativas são o medo, a tristeza e a raiva, entre outras.

Nestas idades, o medo do desconhecido ou do escuro, o amigo não emprestar um brinquedo podem ser situações emocionalmente desgastantes, com as quais é preciso aprender a lidar.

Mas, com a chegada do S. Valentim, as emoções positivas, como a alegria e a amizade, estiveram ainda mais presentes em todas as Salas de Creche e de Jardim de Infância.

É tempo de falar sobre o Amor e a Amizade!

As crianças desenharam, pintaram, recortaram e escreveram para mostrar ao outro os seus sentimentos!

As cartas e os corações invadiram o Colégio do Vale para mostrar que é importante…

… Crescer com Amor!