Numa das aulas de Português, a turma do 1ºA teve o privilégio de receber, na sala da aula, duas alunas do 9º ano, a Sara Coelho e a Mariana Raposo.

Durante o período da tarde, as alunas partilharam com o grupo a sua experiência pelo 1º ciclo, nomeadamente no 1º ano, momentos que as marcaram intensamente, aprendizagens que fizeram e trabalhos que realizaram e que são lembrados, hoje, de uma forma tão intensa e pormenorizada, como se os tivessem vivido recentemente.

As questões colocadas pelos mais pequenos não terminavam e o ambiente que se fazia sentir era sem dúvida envolvente, carregado de alegria e curiosidade, onde a comunicação e a partilha de vivências e saberes tomaram os lugares da frente.

Após a sessão maravilhosa de perguntas e respostas, seguiu-se um momento muito enriquecedor, no qual as alunas crescidas assumiram o papel de contadoras de histórias, que através da sua entrega, não deixaram nenhum aluno da turma indiferente. O grupo ouviu atentamente duas histórias tradicionais e dialogou de forma entusiástica com as duas contadoras. Foi feito o reconto de cada história ouvida e conversou-se e trocou-se muitas ideias sobre a moral de cada uma.

Para finalizar, o 1ºA fez questão de presentear a Sara e a Mariana, pelo seu carinho e atenção, com um texto coletivo, no qual todos tiveram um papel muito importante na sua elaboração, intitulado “O Rei desastrado”.

Foi sem dúvida, uma tarde muito bem passada, marcante, mas acima de tudo, muito gratificante, na medida em que as histórias instruem, educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.