Na Semana das Ciências, a Sala Laranja (2 anos) teve uma surpresa!

Os responsáveis por dar uma folha de alface aos caracóis ficaram surpreendidos pelo que estavam a ver… o caracolário estava cheio de caracóis bebés! Queriam pegar com a mão, mas eram frágeis. Viram-nos a subir pela caixa e alguns até fugiram do caracolário... a animação era grande!

Uma novidade destas tinha que ser partilhada! Em reunião de Conselho, os adultos sugeriram que fossem mostrar os caracóis bebés.

Com entusiasmo, foram às outras Salas e ainda a uma Turma do 1º ciclo comunicar a sua descoberta! Os meninos crescidos que estavam no corredor também queriam ver. Mesmo pequeninos, fazem partilhas do que têm, do que sabem, do que descobrem, do que veem...

Desde muito cedo, as crianças devem ter contacto com animais de forma regular porque se tornam "companheiros". Em contexto educativo, devem ser escolhidos pela facilidade do seu domínio e criação. Criar oportunidades para se relacionarem com os pequenos animais permite-lhes conhecer as suas características, cuidados a ter, para além do desenvolvimento de competências como a autonomia (ex.: ser capaz de borrifar a terra do caracolário sem ajuda do adulto) e a responsabilidade (ex.: ser capaz de se lembrar que tem que dar de comida aos animais).

Tiveram ou não, uma grande surpresa na Semana das Ciências?