Com a chegada do Outono, algumas crianças da Sala Amarela descobriram pequenos galhos com ouriços, que partilharam com os seus amigos.

 

Este momento foi o mote para as Salas Amarela e Azul (5 anos) planificarem diversas atividades interessantes e estimulantes ao nível de todas as áreas de conteúdo, principalmente no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita:

Contar e recontar a Lenda de São Martinho, percebendo as diferentes fases da história; descobrir provérbios e com eles adquirir novo vocabulário; desenvolver a consciência fonológica através das rimas e compreender a mensagem oral, …; desenhar; escrever e partilhar.

Ao comunicarem as suas atividades e descobertas, individualmente ou em pequenos grupos, as crianças estão a contribuir para o conhecimento de todos, ao mesmo tempo que se sentem valorizadas pelo seu trabalho e com gosto por comunicar.

Promover uma aprendizagem em que as crianças são participantes ativas e estão, desde o inicio, envolvidas em todo o processo, é essencial para a construção de conhecimento nas diferentes áreas de desenvolvimento.